UEPB - Repositório Digital

A literatura como recurso didático para o ensino de geografia na escola básica a partir da obra Vidas Secas, de Graciliano Ramos.

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Justino, Alessandra Soares
dc.date.accessioned 2024-10-25T20:47:06Z
dc.date.available 2024-10-25T20:47:06Z
dc.date.issued 2024-09-13
dc.identifier.other CDD 372.891
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32796
dc.description JUSTINO, Alessandra Soares. A literatura como recurso didático para o ensino de geografia na escola básica a partir da obra Vidas Secas, de Graciliano Ramos. 2024. 38f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024. pt_BR
dc.description.abstract O presente artigo tem como objetivo apresentar a literatura recurso didático para ensino de Geografia na escola básica. A Geografia é uma ciência extremamente rica e possui grandes possibilidades de conhecimento para nossos alunos. Desse modo, a literatura pode facilitar o entendimento dos conteúdos e melhorar a relação dos discentes com a disciplina. O objetivo do artigo foi apresentar a literatura enquanto recurso didático na escola básica. Para isso, escolhemos a obra clássica “Vidas Secas” do autor Graciliano Ramos. Essa obra da literatura brasileira apresenta as condições de vida no sertão nordestino e a migração de uma família do sertão para o espaço urbano. Nesse sentido, vários conceitos podem ser trabalhados em sala de aula com os alunos como: o clima do sertão nordestino, a vegetação, as condições de vida da população, o conceito de migração, as desigualdades sociais, a paisagem, o lugar, e muitos outros aspectos que contribuem para o enriquecimento da discussão em sala de aula. Para a realização da pesquisa realizamos a leitura da obra e a análise dos aspectos geográficos que podem ser utilizados em sala de aula. No artigo apresentamos também alguns exemplos de atividades que podem ser realizados em sala de aula com os alunos da escola básica. Como resultado, observamos que a literatura é um rico recurso didático para ser utilizado em sala de aula, além de contribuir efetivamente com a cultura dos nossos alunos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Regina Celly Nogueira da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de geografia pt_BR
dc.subject Recursos didáticos pt_BR
dc.subject Literatura pt_BR
dc.title A literatura como recurso didático para o ensino de geografia na escola básica a partir da obra Vidas Secas, de Graciliano Ramos. pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta