dc.contributor.author |
Cardoso, Ruty da Silva |
|
dc.date.accessioned |
2024-10-28T19:53:18Z |
|
dc.date.available |
2024-10-28T19:53:18Z |
|
dc.date.issued |
2024-11-22 |
|
dc.identifier.other |
21. ed. CDD 371.3 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32800 |
|
dc.description |
CARDOSO, Ruty. Transformações educacionais: uma análise integrativa sobre os impactos da inteligência artificial na formação acadêmica. 2024. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2024. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho investiga os impactos do uso da Inteligência Artificial (IA) no processo de aprendizagem dos alunos do ensino superior. A IA tem se mostrado inovadora nesse contexto por meio de ferramentas como o ChatGPT, que utiliza redes neurais para gerar textos coerentes e contextualmente apropriados. Contudo, é necessário refletir sobre sua contribuição efetiva para a educação. A pesquisa foi conduzida por meio de uma Revisão Integrativa de Literatura (RIL), seguindo uma metodologia estruturada em seis etapas que incluíram a definição de critérios de inclusão e exclusão, avaliação de qualidade e análise detalhada dos estudos selecionados. O cenário atual do uso da IA foi analisado, assim como as tecnologias mais utilizadas e os contextos de aplicação.
Os resultados revelaram tanto os benefícios da IA, como a personalização do aprendizado e a automação de tarefas, quanto os desafios, como a dependência tecnológica e a falta de desenvolvimento de habilidades críticas. Foram avaliadas estratégias e práticas recomendadas para mitigar os riscos associados ao uso da IA, promovendo uma abordagem equilibrada e eficaz para a integração tecnológica. Este trabalho visa estabelecer bases para futuras pesquisas que combinem o uso da IA com o desenvolvimento. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Profa. Dra. Mikaelle Oliveira Santos Gomes |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Inteligência artificial |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino superior |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.title |
Transformações educacionais: uma análise integrativa sobre os impactos da inteligência artificial na formação acadêmica |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |