UEPB - Repositório Digital

Transformações educacionais: uma análise integrativa sobre os impactos da inteligência artificial na formação acadêmica

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Cardoso, Ruty da Silva
dc.date.accessioned 2024-10-28T19:53:18Z
dc.date.available 2024-10-28T19:53:18Z
dc.date.issued 2024-11-22
dc.identifier.other 21. ed. CDD 371.3
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32800
dc.description CARDOSO, Ruty. Transformações educacionais: uma análise integrativa sobre os impactos da inteligência artificial na formação acadêmica. 2024. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2024. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho investiga os impactos do uso da Inteligência Artificial (IA) no processo de aprendizagem dos alunos do ensino superior. A IA tem se mostrado inovadora nesse contexto por meio de ferramentas como o ChatGPT, que utiliza redes neurais para gerar textos coerentes e contextualmente apropriados. Contudo, é necessário refletir sobre sua contribuição efetiva para a educação. A pesquisa foi conduzida por meio de uma Revisão Integrativa de Literatura (RIL), seguindo uma metodologia estruturada em seis etapas que incluíram a definição de critérios de inclusão e exclusão, avaliação de qualidade e análise detalhada dos estudos selecionados. O cenário atual do uso da IA foi analisado, assim como as tecnologias mais utilizadas e os contextos de aplicação. Os resultados revelaram tanto os benefícios da IA, como a personalização do aprendizado e a automação de tarefas, quanto os desafios, como a dependência tecnológica e a falta de desenvolvimento de habilidades críticas. Foram avaliadas estratégias e práticas recomendadas para mitigar os riscos associados ao uso da IA, promovendo uma abordagem equilibrada e eficaz para a integração tecnológica. Este trabalho visa estabelecer bases para futuras pesquisas que combinem o uso da IA com o desenvolvimento. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Profa. Dra. Mikaelle Oliveira Santos Gomes pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Inteligência artificial pt_BR
dc.subject Ensino superior pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.title Transformações educacionais: uma análise integrativa sobre os impactos da inteligência artificial na formação acadêmica pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta