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O conhecimento é capaz de transformar vidas e contribui significativamente para a construção de um mundo melhor. Sendo assim, independentemente da idade, etnia e características físicas, qualquer pessoa tem o direito de aprender, de modo que, possa construir e experienciar novos horizontes. Para isso, é essencial um processo de ensino-aprendizagem sólido e profundo, que alinhe o saber ao fazer docente, e assim possa alcançar o maior objetivo da educação, que é construirmos uma sociedade mais justa e igualitária, inclusive, para atender estudantes pessoas com deficiências físicas (PCD) e Transtornos Globais de Desenvolvimento (TGD). Nesta perspectiva, a educação inclusiva objetiva eliminar as barreiras que limitam a participação efetiva dos discentes que possuem necessidades especiais na escola regular e proporcionar oportunidades de aprendizagem, defendendo que independentemente das limitações e dificuldades, todos devem construir saberes e serem incluídos na escola e nos seus processos de ensino-aprendizagem. Frente a isso objetivamos neste trabalho compreender como a Educação Inclusiva vem sendo implantada no ensino de Geografia na Escola Municipal de Ensino Fundamental Menino Jesus, no município de Riachão-PB. Além disso, buscaremos verificar as dificuldades e vivências enfrentadas pelos professores, e conhecer quais as metodologias estão sendo utilizadas nas aulas de Geografia para atender os alunos com TGD e PCD. Para isso, em termos metodológicos nos embasamos nos pressupostos da pesquisa qualitativa, como um estudo de caso, mediante um diálogo entre a revisão bibliográfica e a pesquisa de campo, realizada por meio de questionários do Google Forms. Nessa ocasião, com o intuito de verificar as dificuldades e vivências enfrentadas pelos professores no ensino inclusivo na escola Menino Jesus foram aplicados dois questionários, um para o professor do AEE e o outro para os professores das turmas regulares, sendo assim participaram 6 profissionais, sendo 1 professor do AEE e os demais professores do ensino regular. Como resultados destacamos, que embora sabemos da importância que o processo de inclusão tem dentro da sociedade atual, sendo inclusive fundamentado por meio de leis, é um assunto pouco abordado nos cursos de licenciatura em Geografia, gerando lacunas na formação inicial dos futuros docentes. Logo, se faz necessário avanços no desenvolvimento do tema da educação inclusiva nas universidades, promovendo pesquisas e debates, além de outros mecanismos que permitam uma maior socialização com essa temática. Do mesmo modo, na formação continuada, os professores devem explorar capacitações e aplicar reformulações nas propostas pedagógicas e didáticas, adotando em sala de aula práticas que desenvolvam a capacidade cognitiva dos discentes. Para tanto, concluímos que a formação docente é um processo contínuo, permanente e constante, que requer paciência, dedicação e experiência. |
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