dc.description.abstract |
Construir uma boa formação durante o curso de licenciatura é fundamental para o futuro
profissional que ingressa na carreira docente e deseja tornar sua prática pedagógica
significativa e inovadora. Nesse ínterim, é importante contar com programas ofertados pelas
universidades públicas, bem como o Programa de Monitoria, que proporciona de tal maneira,
uma aproximação e experiência com a prática docente. Assim, a presente pesquisa tem como
propósito, compreender as contribuições da monitoria acadêmica no componente curricular de
Metodologia do Ensino de Geografia I e II (MEG I e II) na formação inicial de professores de
Geografia no curso de licenciatura plena em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba
(UEPB), campus III, Guarabira/PB. Desse modo, para elaboração da pesquisa, foi realizado o
levantamento bibliográfico por meio de artigos, livros, relatório final da monitoria, tendo
como marco teórico:Pontuschkaet al (2009) e Libâneo (2013). Foi feita uma pesquisa
documental em editais, resoluções e naLei de Diretrizes e Bases da Educação(LDB).
Metodologicamente optou-se por uma abordagem qualitativa por meio de uma pesquisa
participante-exploratória, a fim de analisar os dados coletados, para isso, utilizou-se o
formulárioonline, através do Google formscom perguntas estruturadas para um total de seis
estudantes entre os meses de julho e agosto de 2023, os quais foram enviados para os
discentes ex-monitores de MEG I e II nos semestres 2021.1/2021.2 (noturno) e 2022.1/2022.2
(vespertino)no Whatsapp. Diante disso, é perceptível o quanto o Programa de Monitoria
contribuiuna disciplina de MEG I e II na UEPB/CH, de igual modo, no ato da reflexão e
práticas pedagógicas no processo de formação inicial docente dos ex-monitores, por meio da
experiência da jornada de trabalho do profissional docente,desde o planejamento até a
execução das atividades metodológicas, significativas e inovadoras a partir de recursos
acessíveis e lúdicos em conjunto com a professora-supervisora da monitoria, discente-monitor
eos discentes-monitorados. Assim, conclui-semediante a pesquisa, que a participação de
monitores no programa de monitoria é de extrema importância para enriquecer a carreira
docente do futuro docente de Geografia. |
pt_BR |