UEPB - Repositório Digital

Contribuições da monitoria acadêmica na disciplina de metodologia do ensino de geografia na UEPB, Campus III

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Leite, Macilene Pereira
dc.date.accessioned 2024-11-07T12:00:41Z
dc.date.available 2024-11-07T12:00:41Z
dc.date.issued 2023-11-14
dc.identifier.other CDD 372.891
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32818
dc.description LEITE, Macilene Pereira. Contribuições da monitoria acadêmica na disciplina de Metodologia do Ensino de Geografia na UEPB, Campus III. 2023. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023. pt_BR
dc.description.abstract Construir uma boa formação durante o curso de licenciatura é fundamental para o futuro profissional que ingressa na carreira docente e deseja tornar sua prática pedagógica significativa e inovadora. Nesse ínterim, é importante contar com programas ofertados pelas universidades públicas, bem como o Programa de Monitoria, que proporciona de tal maneira, uma aproximação e experiência com a prática docente. Assim, a presente pesquisa tem como propósito, compreender as contribuições da monitoria acadêmica no componente curricular de Metodologia do Ensino de Geografia I e II (MEG I e II) na formação inicial de professores de Geografia no curso de licenciatura plena em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), campus III, Guarabira/PB. Desse modo, para elaboração da pesquisa, foi realizado o levantamento bibliográfico por meio de artigos, livros, relatório final da monitoria, tendo como marco teórico:Pontuschkaet al (2009) e Libâneo (2013). Foi feita uma pesquisa documental em editais, resoluções e naLei de Diretrizes e Bases da Educação(LDB). Metodologicamente optou-se por uma abordagem qualitativa por meio de uma pesquisa participante-exploratória, a fim de analisar os dados coletados, para isso, utilizou-se o formulárioonline, através do Google formscom perguntas estruturadas para um total de seis estudantes entre os meses de julho e agosto de 2023, os quais foram enviados para os discentes ex-monitores de MEG I e II nos semestres 2021.1/2021.2 (noturno) e 2022.1/2022.2 (vespertino)no Whatsapp. Diante disso, é perceptível o quanto o Programa de Monitoria contribuiuna disciplina de MEG I e II na UEPB/CH, de igual modo, no ato da reflexão e práticas pedagógicas no processo de formação inicial docente dos ex-monitores, por meio da experiência da jornada de trabalho do profissional docente,desde o planejamento até a execução das atividades metodológicas, significativas e inovadoras a partir de recursos acessíveis e lúdicos em conjunto com a professora-supervisora da monitoria, discente-monitor eos discentes-monitorados. Assim, conclui-semediante a pesquisa, que a participação de monitores no programa de monitoria é de extrema importância para enriquecer a carreira docente do futuro docente de Geografia. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Ramon Santos Souza pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino superior pt_BR
dc.subject Metodologia do ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Programa de monitoria pt_BR
dc.subject Formação de professores de Geografia pt_BR
dc.title Contribuições da monitoria acadêmica na disciplina de metodologia do ensino de geografia na UEPB, Campus III pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta