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Abordar o relevo terrestre e as suas singularidades, relacionando as atividades socioeconômicas
desenvolvidas sobre ele, é um desafio vivenciado diariamente pelos docentes em Geografia,
seja na educação básica e/ou no ensino superior. Logo, esta pesquisa visa mapear e compreender
as principais atividades socioeconômicas desenvolvidas sobre as serras residuais da Borda
Leste do Planalto da Borborema, no estado da Paraíba, e analisar as possibilidades de sua
utilização como recurso didático no ensino de Geografia. Dessa maneira, foi realizada uma
análise de como as serras paraibanas e suas dinâmicas socioeconômicas podem ser explorados
a luz dos conhecimentos geográficos no ensino de geografia. Na área desta pesquisa encontra se atividades socioeconômicas que estão à disposição para serem pensadas como recursos
didáticos explorando a realidade do aluno, que podem servir de estratégias para o professor
aplicar em diversas áreas da Geografia. Sendo assim, a abordagem metodológica desta pesquisa
é de cunho qualitativo, e utiliza-se em sua construção revisão bibliográfica fundamentada em
livros, artigos científicos, teses, dissertações, entre outros, e autores como Ross (1990), Guerra
(1993), Suertegaray (2006) foram essenciais para nortear a pesquisa. Posteriormente, para
investigar e solucionar o problema, foi efetuada a pesquisa de campo para coletar características
sociais e econômicas que pudessem ser aproveitadas nas aulas de Geografia. Como resultados,
identificamos diversas atividades desenvolvidas sobre as serras, a exemplo de aproveitamento
turístico (aventura, religiosa, histórico-cultural), eventos culturais, comércios locais,
agricultura, pecuária, e problemas ambientais provenientes destas práticas, que aplicadas ao
ensino de Geografia, didaticamente, podem contribuir de forma significativa no ensino aprendizagem do discente. Tais possibilidades de utilização desses recursos são importantes
para o desenvolvimento pleno dos estudantes, visto que une a teoria e a prática e pode ampliar
os horizontes de conhecimentos dos alunos. |
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