Resumo:
O propósito deste estudo é apresentar uma análise das demandas formativas de docentes de um curso superior de Computação. Aborda-se a importância da formação docente diante da rápida evolução das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e da necessidade de adaptar as práticas educativas. Destaca-se a busca por uma interconexão entre os processos de ensino e de aprendizagem e o ambiente em constante transformação, enfatizando o uso de Metodologias Ativas como estratégia pedagógica. Para tanto, é preciso que os docentes tenham acesso a uma base de conhecimentos, que neste estudo são identificados como um modelo teórico denominado Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK), que traduzido para o português significa Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo. Este modelo descreve a interseção de três tipos de conhecimento essenciais para integrar a tecnologia de maneira efetiva às práticas docentes: Conhecimento Tecnológico (TK), Conhecimento Pedagógico (PK) e Conhecimento de Conteúdo (CK). A pesquisa baseou-se em um estudo de caso, com aplicação de questionários respondidos por 13 docentes do curso de Ciência da Computação na Universidade Estadual da Paraíba, campus VII-Patos. O foco da investigação identificou pouco conhecimento sobre o modelo TPACK bem como averiguou que áreas de Programação e Matemática são mais abstratas e docentes têm mais interesse em participar de momentos formativos.
Descrição:
SILVA, Luiz Felipe Vieira da. Demandas Formativas de Docentes de Computação da UEPB - Campus VII na Perspectiva TPACK. 2023. 47p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2023.