Resumo:
Neste trabalho, investigamos como a educação étnico-racial é implementada na Escola
Municipal de Ensino Fundamental, localizada em Alagoinha-PB, com ênfase nas estratégias
pedagógicas voltadas para o enfrentamento do racismo e na promoção de uma educação
antirracista. A escolha desse tema decorre da urgência em compreender como a escola assegura
o respeito à pluralidade cultural. Temos por objetivo, analisar as práticas educacionais no
contexto da educação étnico-racial, com foco nas abordagens adotadas pelos professores e nas
estratégias utilizadas para a promoção da educação inclusiva e antirracista. A metodologia
seguiu alguns preceitos pontuados por Marconi e Lakatos (2017); Gil (2008); Fontana e Rosa
(2021), em uma abordagem qualitativa com base na pesquisa bibliográfica, análise documental
e no emprego de questionários semiestruturados, aplicados a 12 professores e 156 estudantes,
com isso colhemos informações sobre como ocorre o ensino de história e cultura afro-brasileira
e indígena. Nesse ínterim, dialogamos com autores/as como: Peixoto e Santos (2020), Santos e
Barroso (2023), Silva (2017), Almeida (2019), Bersani (2017), Freire (2022), Araújo e Silva
Junior (2022), Alves (2023), Cruz (2022), entre outros/as que abordam questões relacionadas a
essa perspectiva de educação. Além disso, recorremos aos seguintes documentos: PPP da
escola, a LDB, as Leis 10.639/2003 e 11.645/2008. Os resultados indicam que, embora as
escolas tenham avançado, ainda persistem desafios significativos, a exemplo da formação
continuada que se apresenta como uma necessidade recorrente, uma vez que os/as
professores/as reconhecem a relevância das legislações no enfrentamento do racismo e
preconceito, mas relatam dificuldades na aplicação efetiva dos conteúdos previstos pelas leis
em suas práticas pedagógicas diárias. Todavia, a falta de preparo adequado dos/as
professores/as contribui para a permanência de abordagens superficiais, perpetuando, em
alguns casos, estereótipos raciais entre os/as estudantes. O estudo ressalta a importância de
estratégias pedagógicas que valorizem a diversidade cultural e promovam o fortalecimento das
identidades. Além disso, os/as estudantes demonstram reconhecer a importância da abordagem
desses conteúdos, embora percebam que o tratamento dado aos mesmos é ainda insuficiente no
ambiente escolar. Concluímos que a educação étnico-racial encontra-se em processo de
construção, embora existam avanços notáveis, os desafios persistem, especialmente no que diz
respeito à formação docente e à criação de materiais didáticos adequados. Constatou-se a
necessidade de compromisso contínuo dos/as docentes com a educação antirracista, a
diversidade cultural para a promoção e fortalecimento das identidades dos/as estudantes.
Descrição:
NASCIMENTO, Damião Cavalcante do. Vozes silenciadas, histórias invisibilizadas: desafios e possibilidades do ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena na educação básica. 2024. 95f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024.