Resumo:
Observa-se que arquivos públicos no desenvolvimento da função da difusão realizam ações educativo-culturais, mas não se sabe se nelas há uma perspectiva anticolonial, com isso, a nossa pergunta-problema é: os arquivos refletem a diversidade dos sujeitos e das culturas que dão forma à nossa sociedade e à nossa história? Posto isso, o objetivo geral desta pesquisa é analisar se os arquivos refletem a diversidade dos sujeitos e das culturas que dão forma à nossa sociedade e à nossa história a partir do acesso ao cidadão, para isso investigando instituições arquivísticas que realizam ações educativo-culturais no município de João Pessoa, no estado da Paraíba. A metodologia adotada foi uma abordagem qualitativa com um viés exploratório e descritivo. Formulamos também uma entrevista semiestruturada a ser feita com os gestores dos arquivos, essa que trataria de cinco critérios, a saber: racismo; povos indígenas, mulheres; intolerância religiosa e violência de gênero. As instituições pesquisadas foram o Arquivo dos Governadores Fundação Casa de José Américo; Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos; Superintendência Regional do Trabalho e Emprego na Paraíba; Universidade Federal da Paraíba – Arquivo Central; e Fundação Espaço Cultural – Arquivo Histórico Waldemar Duarte. O resultado demonstra que as instituições discorrem sobre os critérios estabelecidos, mas por diversas limitações, a exemplo da falta de pessoal e de capital, as ações educativo-culturais não são realizadas a contento. Conclui-se que existem temáticas que são abordadas, tais quais: Povos indígenas e Mulheres; e outras que são totalmente negligenciadas, como “Intolerância religiosa”, “Violência de gênero” e “Racismo” nas ações executadas.
Descrição:
GOMES, S. de T. de O. Ações educativo-culturais em arquivos pessoenses: contribuições em uma perspectiva anticolonial. 2024. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2024.