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O presente artigo surgiu após vivência em estágio acadêmico em um arquivo
audiovisual televisivo, onde pudemos diagnosticar problemas inerentes à falta de
digitalizações e por acreditarmos que os resultados desta pesquisa serão de grande
relevância para a Ciência da Informação, Arquivologia e suas áreas correlatas. Por
isso, a pergunta-problema é como as pesquisas que abordam a digitalização
audiovisual no contexto arquivístico brasileiro, a urgência da preservação desses
materiais, considerando sua relevância para a história e a cultura do Brasil tem sido
abordada? O objetivo geral é averiguar o campo das pesquisas científicas sobre
documentos audiovisuais em teses e dissertações dos programas associados à
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), cujos objetivos
específicos são: verificar a frequência das teses e dissertações que abordam a
preservação audiovisual, mapear os programas que mais produzem teses e
dissertações sobre o tema e identificar características dos conteúdos das pesquisas
que tratam da ideia deste estudo. Para isso, foi feito um estudo de caso do tipo
descritivo e exploratório. A coleta de dados abrange as pesquisas defendidas entre
os anos de 2014 a 2024, a fim de afunilar a pesquisa. Em um primeiro momento, no
Google Acadêmico, utilizando o termo de busca “digitalização de documentos
audiovisuais”, foram encontrados aproximadamente 14.900 resultados com esse
mesmo recorte temporal, escolhido devido às grandes transformações tecnológicas.
Foram identificados cinco trabalhos de conclusão de curso na pós-graduação stricto
sensu entre os programas que subsidiaram esses estudos: PPHPBC-FGV/RJ,
PPGH-UFRGS/RS, PPGCI/UFBA, PPGE-FE/USP e PPGPC-UFSM/RS. Os dados
apontam que, nesse período, não foi realizada nenhuma tese de doutorado sobre o
tema. Além disso, identificamos uma preocupação com a preservação digital e a
capacidade de armazenamento, bem como com os recursos financeiros a serem
alocados, para que os profissionais tenham o mínimo de conforto e as ferramentas
necessárias e atualizadas para desenvolver seu trabalho. Levanta-se, assim, a
seguinte reflexão para pesquisas futuras: seria possível desenvolver políticas
públicas e estratégias informacionais para conscientizar as instituições sobre a
salvaguarda de seu patrimônio histórico e cultural audiovisual? Conclui-se que o
tema em questão levanta reflexões sobre a necessidade de políticas públicas como
estratégias informacionais para a guarda e salvaguarda do patrimônio histórico e
cultural audiovisual, configurando um cenário incipiente, o que ressalta a
necessidade de desenvolver estudos que aprofundem a temática. |
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