Resumo:
Na educação básica, o ensino de Física enfrenta diversos obstáculos que prejudicam tanto os estudantes quanto os docentes. Com uma abordagem frequentemente tradicional, muitas aulas se limitam a explicações expositivas e à memorização de fórmulas, causando desinteresse e dificuldades na aprendizagem. Para intervir nessa situação, é necessário utilizar metodologias pedagógicas que incentivem a participação ativa dos estudantes. Nesse contexto, a utilização de jogos didáticos surge como uma ferramenta atrativa. Os jogos tornam o aprendizado lúdico, além de envolver os estudantes com os conteúdos, desenvolvendo habilidades como o senso crítico e a resolução de problemas. Este trabalho é de natureza quali-quantitativa com o objetivo de compreender como os jogos didáticos podem influenciar o interesse e a compreensão dos estudantes do 1º ano do ensino médio em relação aos conteúdos de Física, especificamente em alguns conceitos de dinâmica. A pesquisa foi conduzida na Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT) Dr. Antônio Fernandes de Medeiros, localizada no município de Malta – PB. Para alcançar os objetivos, foi desenvolvido e aplicado um jogo didático denominado “Conservação&Conspiração”, criado para abordar conceitos de dinâmica, como impulso, momento linear e colisões de forma lúdica e interativa. Os dados obtidos após a aplicação do jogo demonstraram que a maioria dos estudantes apresentaram avaliações positivas em relação ao jogo, indicando maior interesse e uma compreensão aprofundada dos conteúdos abordados. Portanto, a inclusão de metodologias lúdicas pode contribuir para um aprendizado mais dinâmico e atrativo, proporcionando aos estudantes uma experiência educacional mais significativa.
Descrição:
MOURA, Margarida Kelly Barros. Conservação & Conspiração: O uso de jogos didáticos para o ensino de Física. 2024. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Patos, PB, 2024.