Resumo:
O presente artigo tem o objetivo de analisar quais são os principais desafios enfrentados na fronteira Brasil e Colômbia no combate ao mercado ilegal. O objetivo geral é analisar a assinatura do Acordo de Cooperação em Matéria de Defesa, firmado em 2015 entre Brasil e Colômbia. A pesquisa visa identificar quais as principais atividades ilícitas do mercado ilegal na área de fronteira Brasil e Colômbia no período de 2016 a 2023. A metodologia do artigo é dividida em coleta de dados, com a seleção de fontes primárias como documentos oficiais, relatórios e notícias, e as fontes secundárias, artigos científicos. Para a análise dos dados, utilizamos a análise temática das fontes primárias. Os resultados identificados na área de fronteira são narcotráfico, violência física, tráfico de pessoas e armas, lavagem de dinheiro, crimes ambientais, pandemia covid-19 e danos à saúde. Contudo, a partir da análise acerca do tema, é perceptível a necessidade da maior presença das forças armadas e polícia federal do Brasil e Colômbia na área de fronteira de forma efetiva para o combate ao mercado ilegal, cooperação bilateral firme e eficaz em prol da segurança da fronteira e ribeirinhos, que são os principais afetados com as ações do mercado ilegal e pelos Estados. É necessário realizar
pesquisas exploratórias para reconhecimento total da área de fronteira entre Brasil e Colômbia, além de promover operações conjuntas no combate ao mercado ilegal.
Descrição:
SOUZA, A. P. O. de. Fronteira entre Brasil e Colômbia: Análise do mercado ilegal e suas principais atividades no período de 2016 a 2023. 2024. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2024.