UEPB - Repositório Digital

Representações dos povos originários no livro didático de história

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Araújo, Jaciane da Silva
dc.date.accessioned 2024-12-02T18:39:25Z
dc.date.available 2024-12-02T18:39:25Z
dc.date.issued 2024-11-19
dc.identifier.other CDD 980.41
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33078
dc.description ARAÚJO, Jaciane da Silva. Representações dos povos originários no livro didático de história. 2024. 14f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024. pt_BR
dc.description.abstract Os livros didáticos são poderosos instrumentos de formação, moldados por contextos sociais e culturais, e desempenham um papel significativo na construção da identidade nacional. No entanto, a representação dos povos indígenas nesses livros frequentemente reflete estereótipos e distorções, influenciadas por uma visão eurocêntrica da história. A colonização foi responsável pela desvalorização dos indígenas, retratando-os como selvagens, o que justificava sua escravização e evangelização. O artigo objetiva a análise da representação dos povos originários em livros didáticos, com as perspectivas das autoras BITTENCOURT (2004) e MARIANO (2006). Os livros "História – Sociedade e Cidadania (2015)" e "Pintanguá Mais História (2021)" possuem diferenças significativas nas representações indígenas: enquanto o primeiro tenta mostrar a diversidade étnica e cultural, o segundo ainda retrata os indígenas de forma estereotipada, sem considerar suas especificidades culturais. O artigo propõe a melhoria dessas representações, sugerindo que os livros didáticos abordem a diversidade cultural e étnica dos povos indígenas, tratem dos problemas atuais enfrentados por eles e representem suas tradições a partir de seus olhares. Conclui-se, então, que os professores devem estar atentos à maneira como os povos indígenas são representados nos livros didáticos, adotando abordagens que respeitem e valorizem suas culturas e etnias, para promover uma educação mais inclusiva e realista. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Naiara Ferraz Bandeira Alves pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Índios pt_BR
dc.subject Livro didático pt_BR
dc.subject Representação índigena pt_BR
dc.title Representações dos povos originários no livro didático de história pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta