Resumo:
Este estudo procura identificar a percepção dos estudantes sobre a disciplina Geografia no âmbito do Ensino Fundamental, através das experiências de Estágio Supervisionado I e II, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Agripino Ribeiro Filho, localizada na cidade de Araçagi/PB, considerando fatores que podem indicar o desinteresse por parte dos alunos neste nível de ensino. Metodologicamente, utilizamos pesquisas bibliográficas na área da Geografia escolar e Estágio Supervisionado para embasar este estudo, além das etapas de observação participante e regência do estágio para realização empírica. Para o alcance dos objetivos, a pesquisa se baseia nos estudos de Cavalcanti (2006); Santos (2011); Leite (2020), que serviram como auxílio para entender as práticas docentes na Geografia e o Estágio Supervisionado. Portanto, por meio da das etapas de observação e regência do Estágio Supervisionado em Geografia I e II, aplicamos um questionário com 25 estudantes do 8º ano B da escola em questão para discutir alguns aspectos do ensino de Geografia no ambiente escolar. Os resultados revelam que os alunos sentem dificuldades quanto aos conteúdos quando trabalhados de forma tradicional, e propõem a diversificação de estratégias metodológicas como forma de chamar a atenção para a disciplina Geografia.
Descrição:
LUIZ, José Horácio Fidelis. Experiências de estágio supervisionado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Agripino Ribeiro Filho, Araçagi/PB. 2024. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, [2024].