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Este trabalho tem como objetivo analisar a temática do analfabetismo no Brasil, em
seu contexto no estado da Paraíba, e tendo como objeto principal de estudo o
município de Cacimba de Dentro – PB. Diante disso, procuramos interpretar como
ocorre o quadro do analfabetismo no Estado, comparando dados já existentes,
utilizando informações fornecidas pelos centros de pesquisa; além de recolher
informações relevantes nas escolas locais. Como fundamento teórico, o trabalho se
baseia nas discussões desenvolvidas por alguns autores como Bagno (2018) sobre o
analfabetismo e a alfabetização, Freire (1990; 2013) com seus estudos e seu método
de alfabetização, Moreira (2003) que aborda o analfabetismo e suas especificações,
Ferreiro (1999; 2000) que trata sobre o processo de alfabetização desde antes da
escola e Straforin (2002) abordando as dificuldades encontradas neste processo de
alfabetizar. Assim, baseou-se em órgãos governamentais como IBGE (2010; 2022),
na verificação de dados. Destacando, a geografia como um grande aliado no processo
de alfabetização, uma vez que promove uma compreensão integrada do mundo e ao
mesmo tempo desenvolve as habilidades críticas dos alunos, sendo um fator
contribuinte para a formação de indivíduos muito mais conscientes do seu papel na
sociedade. A metodologia utilizada nesta pesquisa, tem caráter descritivo,
exploratório e explicativo, onde utilizamos uma abordagem descritivo, qualitativa e
quantitativa. Por fim, conclui-se que com os resultados e discussões, pôde-se
constatar o esforço e o avanço que está tendo o município para que os números de
analfabetismo sejam reduzidos, entretanto há muito a fazer e melhorar, promovendo
políticas públicas eficazes, Que se concentrem em melhorar o acesso à educação,
garantindo a qualidade do ensino. |
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