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A Universidade Pública desempenha um papel primordial na formação de professores, promovendo um ensino e aprendizagem significativa e transformadora. Diante disso, a parceria entre a universidade e a escola, por meio do ensino e da extensão, é fundamental para a formação de professores, sobretudo de Geografia. Damos ênfase à Educação Pública realizada em instituições parceiras, que unidas proporcionam um fortalecimento de princípios educativos, na promoção de uma educação cidadã e inclusiva, que respeite as diferenças de cada pessoa, na busca de combatermos o capacitismo. Dessa forma, o objetivo central da pesquisa é avaliar a parceria entre a Universidade Estadual da Paraíba - UEPB/Campus IIl em parceria com a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Antenor Navarro, localizada no município de Guarabira/PB. A pesquisa ocorreu no ano de 2022, através de um projeto de extensão, intitulado: Geografia da Inclusão: Vivência, Ensino e Aprendizagem num Processo de Construção Entre Escola e Universidade, com duração de 8 meses. Consonantemente, desenvolvemos uma abordagem metodológica qualitativa, de tipologia participativa. Foi realizado um levantamento bibliográfico por meio de artigos, trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses que abordam a relação entre Geografia inclusiva e formação de professores de Geografia, além de destacar a relevância dos projetos de extensão para formação docente. É importante ressaltar que também realizamos uma investigação de campo, para a construção teórica/prática a partir do método dialético, com uma metodologia exploratória e explicativa. Desse modo, foi possível avaliar as experiências em campo que contribuíram significativamente para a formação dos futuros professores ao promover uma educação que acolhe as diversidades dos alunos, através de práticas pedagógicas que respeitam as diferenças. Sendo assim, a presente pesquisa teve o propósito de apresentar a importância do curso de licenciatura, oportunizando aos estudantes vivenciar os desafios e a realidade escolar, para que eles estejam mais bem preparados para utilizarem estratégias e metodologias de ensino adaptadas para a multiplicidade de alunos que compõem a sala de aula, sejam eles neurodivergentes ou neurotípicos, proporcionando um ambiente escolar mais inclusivo e humano. Conclui-se que a parceria entre a universidade e a escola é fundamental para uma formação docente, pois alicerça a formação docente para a mobilização do saber/fazer e o saber viver/ser mais reflexivo especialmente diante dos desafios da educação geográfica mais inclusiva. |
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