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Construção de uma geografia da inclusão na formação inicial de professores na UEPB/Guarabira: contribuições da relação ensino e extensão

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dc.contributor.author Andrade, Aline Batista de
dc.date.accessioned 2024-12-04T13:37:36Z
dc.date.available 2024-12-04T13:37:36Z
dc.date.issued 2024-11-21
dc.identifier.other CDD 910
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33131
dc.description ANDRADE, Aline Batista de. Contribuição de uma geografia da inclusão na formação inicial de professores na UEPB/Guarabira: contribuições da relação ensino e extensão. 2024. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024. pt_BR
dc.description.abstract A Universidade Pública desempenha um papel primordial na formação de professores, promovendo um ensino e aprendizagem significativa e transformadora. Diante disso, a parceria entre a universidade e a escola, por meio do ensino e da extensão, é fundamental para a formação de professores, sobretudo de Geografia. Damos ênfase à Educação Pública realizada em instituições parceiras, que unidas proporcionam um fortalecimento de princípios educativos, na promoção de uma educação cidadã e inclusiva, que respeite as diferenças de cada pessoa, na busca de combatermos o capacitismo. Dessa forma, o objetivo central da pesquisa é avaliar a parceria entre a Universidade Estadual da Paraíba - UEPB/Campus IIl em parceria com a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Antenor Navarro, localizada no município de Guarabira/PB. A pesquisa ocorreu no ano de 2022, através de um projeto de extensão, intitulado: Geografia da Inclusão: Vivência, Ensino e Aprendizagem num Processo de Construção Entre Escola e Universidade, com duração de 8 meses. Consonantemente, desenvolvemos uma abordagem metodológica qualitativa, de tipologia participativa. Foi realizado um levantamento bibliográfico por meio de artigos, trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses que abordam a relação entre Geografia inclusiva e formação de professores de Geografia, além de destacar a relevância dos projetos de extensão para formação docente. É importante ressaltar que também realizamos uma investigação de campo, para a construção teórica/prática a partir do método dialético, com uma metodologia exploratória e explicativa. Desse modo, foi possível avaliar as experiências em campo que contribuíram significativamente para a formação dos futuros professores ao promover uma educação que acolhe as diversidades dos alunos, através de práticas pedagógicas que respeitam as diferenças. Sendo assim, a presente pesquisa teve o propósito de apresentar a importância do curso de licenciatura, oportunizando aos estudantes vivenciar os desafios e a realidade escolar, para que eles estejam mais bem preparados para utilizarem estratégias e metodologias de ensino adaptadas para a multiplicidade de alunos que compõem a sala de aula, sejam eles neurodivergentes ou neurotípicos, proporcionando um ambiente escolar mais inclusivo e humano. Conclui-se que a parceria entre a universidade e a escola é fundamental para uma formação docente, pois alicerça a formação docente para a mobilização do saber/fazer e o saber viver/ser mais reflexivo especialmente diante dos desafios da educação geográfica mais inclusiva. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Juliana Nóbrega de Almeida pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject Educação geográfica inclusiva pt_BR
dc.subject Ensino e extesão pt_BR
dc.title Construção de uma geografia da inclusão na formação inicial de professores na UEPB/Guarabira: contribuições da relação ensino e extensão pt_BR
dc.type Other pt_BR


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