Resumo:
A Geografia enquanto disciplina escolar é importante na formação cidadã por contribuir com
o desenvolvimento do pensamento crítico sobre o espaço produzido pela sociedade. Neste
sentido, este trabalho explora o Turismo Geoeducativo como uma metodologia didática para o
ensino de Geografia no município de Sapé-PB, buscando fortalecer a relação dos estudantes
com o patrimônio cultural, histórico e geográfico do lugar. Combinando teoria e prática, a
proposta inclui atividades de campo em locais de relevância geográfica, histórica e cultural,
como Memorial das Ligas Camponesas e o Memorial Augusto dos Anjos. Como
procedimentos metodológicos realizamos inicialmente um levantamento bibliográfico voltado
ao ensino de Geografia na educação básica, o trabalho de campo e a modalidade do Turismo
Geoeducativo. Posteriormente foram realizadas pesquisas exploratórias no município
supracitado para identificar locais em potencial para o desenvolvimento do Turismo
Geoeducativo. Os resultados mostram que o Turismo Geoeducativo se apresenta como uma
estratégia para tornar o ensino de Geografia mais significativo, promovendo a valorização do
território e a formação de uma identidade cidadã.
Descrição:
SILVA, Maria Vitoria dos Santos. O turismo geoeducacional como abordagem didática para o ensino de geografia no município de Sapé - PB. 2024. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024.