Resumo:
O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo discutir o estudo do meio como metodologia de ensino para a Geografia escolar, destacando a educação antirracista e a valorização da cultura afro-brasileira. A pesquisa foi desenvolvida com alunos do 6º e 7º ano do Educandário Nossa Senhora do Rosário, em Pirpirituba/PB, e envolveu a visita à Comunidade Quilombola Caiana dos Crioulos, localizada no município de Alagoa Grande/PB. A partir da investigação participante, que envolve o pesquisador e sujeitos da pesquisa no contexto do grupo ou cultura pesquisada, o desenvolvimento do estudo do meio se dividiu em três etapas principais: preparação, saída de campo e sistematização do saber. O estudo do meio realizado proporcionou aos estudantes, através do contato direto com a realidade, vivenciar aspectos como a cultura e os desafios enfrentados pela população quilombola. Os resultados mostram que o estudo do meio é uma ferramenta metodológica eficaz para ampliar o entendimento dos alunos sobre a Geografia escolar, bem como seu papel no ensino antirracista.
Descrição:
OLIVEIRA, Michael da Silva. Geografia escolar e educação antirracista: proposta de estudo do meio na comunidade quilombola Caiana dos Crioulos, Alagoa Grande - PB. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024.