Resumo:
Este trabalho de conclusão de curso investiga a usabilidade da aplicação ExecuTree Adventures, uma ferramenta projetada para promover o desenvolvimento das funções executivas em crianças de 6 a 12 anos. As funções executivas, que incluem habilidades como flexibilidade cognitiva, controle inibitório e memória de trabalho, desempenham um papel importante no aprendizado, na resolução de problemas e no desenvolvimento social e emocional das crianças. O fortalecimento dessas habilidades é essencial para que as crianças se tornem aprendizes eficazes e cidadãos adaptáveis.
A pesquisa foi estruturada em três etapas principais: (1) o desenvolvimento da aplicação, onde foram consideradas as melhores práticas de design centrado no usuário para garantir que a ferramenta fosse intuitiva para a faixa etária-alvo; (2) a aplicação de questionários baseados em escalas Likert, que mediram a usabilidade e a satisfação dos usuários, fornecendo dados quantitativos sobre a experiência das crianças ao utilizar o aplicativo; e (3) a análise dos resultados, que permitiu avaliar a usabilidade da aplicação na melhoria das habilidades executivas.
Os resultados, obtidos por meio de questionários baseados em uma escala Likert, indicaram uma avaliação amplamente positiva. A aplicação foi considerada fácil de usar, intuitiva e de rápida assimilação, com 99% dos usuários afirmando que aprenderam a utilizá-la rapidamente. Além disso, 97,9% dos participantes expressaram satisfação com a experiência, destacando a combinação de uma interface acessível e atividades interessantes. Conclui-se que o ExecuTree Adventures possui excelente usabilidade, sendo uma ferramenta promissora para o desenvolvimento das funções executivas. Sugere-se que estudos futuros explorem o uso da aplicação em ambientes educacionais reais para validar seus resultados em contextos diversos.
Descrição:
SILVA, Maria Regina Lucena da. ExecuTree Adventures: Aplicação web para o desenvolvimento das habilidades das funções executivas. 2024. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) – Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2024.