Resumo:
Este trabalho aborda a educação especial na perspectiva inclusiva no Brasil, utilizando a revisão bibliográfica como metodologia. O principal objetivo é abordar os fundamentos da educação inclusiva no país por meio da revisão bibliográfica, destacando os impactos dos marcos internacionais nos direitos das pessoas com deficiência e sua influência na construção das políticas educacionais inclusivas. A pesquisa evidencia progressos significativos nas políticas brasileiras, orientadas por diretrizes globais, mas também ressalta desafios, como a necessidade de avaliação prática e aperfeiçoamento dessas políticas. Conclui-se que a aplicação efetiva das normas e o acesso equitativo à educação dependem de uma cobrança contínua da sociedade e do governo para consolidar avanços rumo a uma educação verdadeiramente inclusiva.
Descrição:
ROMANO, Marcos Paulo Basilio. As bases da educação especial na perspectiva inclusiva: principais declarações internacionais e um recorte do cenário brasileiro (1988-2011). Trabalho de conclusão de Curso. (Graduação em Física). Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2024.