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Pensamento computacional na educação básica: uma revisão sistemática de propósitos, estratégias pedagógicas e impactos no processo de ensino e de aprendizagem

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dc.contributor.author Barros, Clécio de Sousa
dc.date.accessioned 2024-12-12T14:19:53Z
dc.date.available 2024-12-12T14:19:53Z
dc.date.issued 2024-11-19
dc.identifier.other 21. ed. CDD 004.95
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33299
dc.description BARROS, Clécio de Sousa. Pensamento computacional na educação básica: uma revisão sistemática de propósitos, estratégias pedagógicas e impactos no processo de ensino e de aprendizagem. 2024. 73f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2024. pt_BR
dc.description.abstract A inclusão do Pensamento Computacional (PC) nas salas de aula pode trazer grandes avanços para a educação, pois possibilita que os estudantes desenvolvam diversas habilidades, como a capacidade de resolver problemas complexos, raciocínio lógico, abstração, entre outras. Este estudo destaca a importância de inserir o PC desde a educação básica, explorando as práticas pedagógicas para trabalhar as metodologias do PC com os alunos e como essas metodologias contribuem para o processo de aprendizagem. Para isso, foi realizada uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) composta por 39 artigos publicados entre 2019 e 2023, nos repositório da SciELO - Brasil, IEEE Explore Digital Library, ACM Digital Library e Periodicos Capes. Os resultados mostram que o PC é essencial para preparar os alunos para a era digital, promovendo um aprendizado mais dinâmico e motivador. Além disso, as estratégias pedagógicas aplicadas, como a programação desplugada e a programação em blocos, demonstraram ser eficazes no desenvolvimento das habilidades dos estudantes, facilitando sua compreensão dos conceitos do PC. Essas habilidades ajudam os alunos a resolver problemas, desenvolver o pensamento crítico e integrar o PC a outras disciplinas. Assim, este estudo contribui para ampliar o entendimento sobre o papel do Pensamento Computacional na educação, oferecendo orientações para educadores e pesquisadores que desejam integrar essa abordagem em suas práticas pedagógicas. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador(a):Prof. Dra. Mikaelle Oliveira Santos Gomes pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação básica pt_BR
dc.subject Pensamento computacional pt_BR
dc.subject Revisão sistemática pt_BR
dc.title Pensamento computacional na educação básica: uma revisão sistemática de propósitos, estratégias pedagógicas e impactos no processo de ensino e de aprendizagem pt_BR
dc.type Other pt_BR


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