UEPB - Repositório Digital

Screening Programming: Análise da confiabilidade do Executree Adventures na mensuração das habilidades cognitivas das funções executivas

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Almeida, Davi Miguel Franklim de
dc.date.accessioned 2024-12-12T14:24:23Z
dc.date.available 2024-12-12T14:24:23Z
dc.date.issued 2024-11-18
dc.identifier.other 21. ed. CDD 004
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33304
dc.description ALMEIDA, Davi Miguel Franklim de. Screening Programming: aplicação web para o desenvolvimento das habilidades de raciocínio lógico-matemático. 2024. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) — Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2024. pt_BR
dc.description.abstract Este estudo investiga e valida o desenvolvimento de um módulo do Screening Pro- gramming, projetado especificamente para mensurar habilidades de raciocínio lógico e matemático em estudantes de nível superior. Essas habilidades, essenciais para o sucesso acadêmico e profissional, são especialmente importantes em cursos de exatas, onde a re- solução de problemas complexos e a realização de análises dedutivas são constantemente exigidas. Para assegurar a confiabilidade e a validade do módulo Screening Programming na avaliação dessas habilidades, aplicamos as abordagens da Teoria Clássica dos Testes (TCT) e da Teoria de Resposta ao Item (TRI). A TCT permitiu medir a consistência interna dos itens do teste por meio do coeficiente alfa de Cronbach, um indicador am- plamente aceito de confiabilidade, cujos altos valores sugerem uma forte correlação entre os itens, indicando que eles medem de forma coerente as habilidades propostas. Complementando a análise, aplicamos a TRI para explorar as propriedades psicométricas dos itens, avaliando parâmetros fundamentais como a dificuldade, a discriminação e a probabilidade de acerto ao acaso. A dificuldade dos itens reflete o nível de habilidade necessário para respondê-los corretamente, enquanto a discriminação indica a capaci- dade dos itens de distinguir entre alunos com diferentes níveis de competência. Além disso, incluímos o parâmetro de acerto ao acaso para estimar a chance de um aluno de baixa habilidade acertar uma questão por adivinhação, garantindo que os itens estejam bem estruturados para minimizar esse efeito. Os resultados confirmam a validade e a precisão do instrumento para uso em contextos acadêmicos de nível superior, destacando sua aplicabilidade em avaliações de larga escala e em diferentes instituições. A análise psicométrica mostrou que os itens têm boa capacidade de discriminação e abrangem uma ampla gama de níveis de dificuldade, o que permite ao instrumento avaliar tanto alunos com habilidades avançadas quanto aqueles em fases iniciais de desenvolvimento. A alta consistência interna dos itens reforça a confiabilidade do instrumento, tornando-o uma ferramenta promissora para mensurar habilidades de raciocínio lógico e matemático de maneira precisa e adaptativa. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Dr. Jucelio Soares dos Santos pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Raciocínio Lógico-Matemático pt_BR
dc.subject Teoria de Resposta ao Item pt_BR
dc.subject Teoria Clássica dos Testes pt_BR
dc.subject Confiabilidade pt_BR
dc.title Screening Programming: Análise da confiabilidade do Executree Adventures na mensuração das habilidades cognitivas das funções executivas pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta