dc.contributor.author |
Almeida, Davi Miguel Franklim de |
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dc.date.accessioned |
2024-12-12T14:24:23Z |
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dc.date.available |
2024-12-12T14:24:23Z |
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dc.date.issued |
2024-11-18 |
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dc.identifier.other |
21. ed. CDD 004 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33304 |
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dc.description |
ALMEIDA, Davi Miguel Franklim de. Screening Programming: aplicação web para o desenvolvimento das habilidades de raciocínio lógico-matemático. 2024. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) — Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2024. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este estudo investiga e valida o desenvolvimento de um módulo do Screening Pro-
gramming, projetado especificamente para mensurar habilidades de raciocínio lógico e
matemático em estudantes de nível superior. Essas habilidades, essenciais para o sucesso
acadêmico e profissional, são especialmente importantes em cursos de exatas, onde a re-
solução de problemas complexos e a realização de análises dedutivas são constantemente
exigidas. Para assegurar a confiabilidade e a validade do módulo Screening Programming
na avaliação dessas habilidades, aplicamos as abordagens da Teoria Clássica dos Testes
(TCT) e da Teoria de Resposta ao Item (TRI). A TCT permitiu medir a consistência
interna dos itens do teste por meio do coeficiente alfa de Cronbach, um indicador am-
plamente aceito de confiabilidade, cujos altos valores sugerem uma forte correlação
entre os itens, indicando que eles medem de forma coerente as habilidades propostas.
Complementando a análise, aplicamos a TRI para explorar as propriedades psicométricas
dos itens, avaliando parâmetros fundamentais como a dificuldade, a discriminação e a
probabilidade de acerto ao acaso. A dificuldade dos itens reflete o nível de habilidade
necessário para respondê-los corretamente, enquanto a discriminação indica a capaci-
dade dos itens de distinguir entre alunos com diferentes níveis de competência. Além
disso, incluímos o parâmetro de acerto ao acaso para estimar a chance de um aluno de
baixa habilidade acertar uma questão por adivinhação, garantindo que os itens estejam
bem estruturados para minimizar esse efeito. Os resultados confirmam a validade e a
precisão do instrumento para uso em contextos acadêmicos de nível superior, destacando
sua aplicabilidade em avaliações de larga escala e em diferentes instituições. A análise
psicométrica mostrou que os itens têm boa capacidade de discriminação e abrangem uma
ampla gama de níveis de dificuldade, o que permite ao instrumento avaliar tanto alunos
com habilidades avançadas quanto aqueles em fases iniciais de desenvolvimento. A alta
consistência interna dos itens reforça a confiabilidade do instrumento, tornando-o uma
ferramenta promissora para mensurar habilidades de raciocínio lógico e matemático de
maneira precisa e adaptativa. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Prof. Dr. Jucelio Soares dos Santos |
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dc.language.iso |
other |
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dc.subject |
Raciocínio Lógico-Matemático |
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dc.subject |
Teoria de Resposta ao Item |
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dc.subject |
Teoria Clássica dos Testes |
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dc.subject |
Confiabilidade |
pt_BR |
dc.title |
Screening Programming: Análise da confiabilidade do Executree Adventures na mensuração das habilidades cognitivas das funções executivas |
pt_BR |
dc.type |
Other |
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