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A importância do estágio supervisionado na construção da prática pedagógica e reflexão sobre o espaço escolar no ensino remoto

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dc.contributor.author Mesquita, Sebastião Luiz de
dc.date.accessioned 2024-12-16T11:22:05Z
dc.date.available 2024-12-16T11:22:05Z
dc.date.issued 2024-11-04
dc.identifier.issn CDD 370.71
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33339
dc.description MESQUITA, Sebastião Luiz. A Importância do estágio supervisionado na construção da prática pedagógica e reflexão sobre o espaço escolar. 2024. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2024. pt_BR
dc.description.abstract O Estágio Supervisionado é considerado uma oportunidade importante na formação docente. É através desse processo de formação que o estagiário ensina e, ao mesmo tempo, articula teoria e prática. Desse modo, o Estágio Supervisionado não é apenas cumprimento da burocracia curricular, deve ser visto como um período que o discente irá vivenciar a realidade do seu campo de atuação, além de conviver com pessoas que contribui e interagem para construção do processo da docência. Assim, o objetivo do presente estudo é expor a experiência de regência realizada no percurso de estudo de graduação do curso de Licenciatura Plena em Geografia, no contexto do ensino remoto na Escola Municipal João Ferreira Alves e a partir dessa experiência, apresentar a oportunidade de conhecer a realidade dos professores e alunos. A metodologia pautada no presente estudo tem como base a pesquisa qualitativa, realizada através de pesquisa bibliográfica de relatos, interação com os alunos, observações in loco, aplicação de questionário e a vivencia da sala de aula por meio do ensino remoto. A escola atende alunos das zonas urbana e rural, oferece atendimento a 512 alunos no geral, sendo ofertado atendimento nas modalidades de ensino Fundamental do 1º ao 9º ano e Ensino de Jovens e Adultos (EJA) do primeiro e segundo segmento. O questionário foi aplicado na turma da Educação de Jovens e Adultos, sendo composta por 20 alunos. os dados foram tratados através da estatística descritiva e expostos em tabelas. Nos resultados, observou-se que a faixa etária dos alunos entrevistados variou entre 16 a 20 anos de idade e que a maior parte dos alunos (70%) reside na zona rural odo município. Apenas 40% dos alunos entrevistados afirmou gostar da disciplina de Geografia, e 60% compreendem que a Geografia está presente no dia a dia, na localização e direção de percursos, contudo, todos afirmaram ter dificuldade em compreender a disciplina. Observou-se que a maioria dos alunos não possui acesso as ferramentas (internet) e equipamentos (computador e celular) para participar das aulas remotas, e isso gerou efeito negativo do ensino remoto no período da pandemia. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Dr. Luciano Guimarães de Andrade pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Estágio supervisionado pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Ensino remoto pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.title A importância do estágio supervisionado na construção da prática pedagógica e reflexão sobre o espaço escolar no ensino remoto pt_BR
dc.type Other pt_BR


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