dc.contributor.author |
Sousa, Lerânia Barbosa de |
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dc.date.accessioned |
2024-12-18T18:28:59Z |
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dc.date.available |
2024-12-18T18:28:59Z |
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dc.date.issued |
2024-06-27 |
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dc.identifier.other |
CDD |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33409 |
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dc.description |
SOUSA, Lerânia Barbosa de. A aprendizagem baseada em problemas aplicada em turmas de preparação para a OBA nas escolas públicas de Araruna-PB: relato de experiência. 2024. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2024. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este estudo investigou a aplicação da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) no ensino das Leis de Kepler para alunos do ensino médio, visando entender seus impactos no processo de ensino. Os resultados destacaram a mudança do papel do professor, passando de transmissor de conhecimento para facilitador do aprendizado dos alunos. Ao adotar a ABP, os estudantes assumiram uma posição de protagonistas na construção do conhecimento, enfrentando desafios práticos e colaborativos relacionados às Leis de Kepler. Isso promoveu o desenvolvimento do pensamento crítico, autonomia e habilidades essenciais para a vida. Os resultados mostraram diferenças entre os estudantes durante a aplicação da sequência de ensino. Enquanto alguns obtiveram sucesso com a metodologia, desenvolvendo compreensão e habilidades analíticas, outros enfrentaram dificuldades. No entanto, essa abordagem não é igualmente eficaz para todos os estudantes. Enquanto alguns prosperam, desenvolvendo compreensão e habilidades analíticas, outros enfrentam dificuldades. Essas dificuldades podem ser sanadas com o apoio adequado de tutores, permitindo que os estudantes possam concluir as tarefas propostas. Assim, embora a ABP promova a participação ativa e o protagonismo estudantil, é essencial considerar as variações individuais na capacidade de lidar com os desafios impostos por essa metodologia. |
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dc.description.sponsorship |
Prof. Dr. José Jamilton Rodrigues dos Santos |
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dc.language.iso |
other |
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dc.subject |
Ensino de Física |
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dc.subject |
Leis de Kepler |
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dc.subject |
Astronomia |
pt_BR |
dc.title |
A aprendizagem baseada em problemas aplicada em turmas de preparação para a oba nas escolas públicas de araruna-pb: relato de experiência |
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dc.type |
Other |
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