UEPB - Repositório Digital

A aprendizagem baseada em problemas aplicada em turmas de preparação para a oba nas escolas públicas de araruna-pb: relato de experiência

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Sousa, Lerânia Barbosa de
dc.date.accessioned 2024-12-18T18:28:59Z
dc.date.available 2024-12-18T18:28:59Z
dc.date.issued 2024-06-27
dc.identifier.other CDD
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33409
dc.description SOUSA, Lerânia Barbosa de. A aprendizagem baseada em problemas aplicada em turmas de preparação para a OBA nas escolas públicas de Araruna-PB: relato de experiência. 2024. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2024. pt_BR
dc.description.abstract Este estudo investigou a aplicação da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) no ensino das Leis de Kepler para alunos do ensino médio, visando entender seus impactos no processo de ensino. Os resultados destacaram a mudança do papel do professor, passando de transmissor de conhecimento para facilitador do aprendizado dos alunos. Ao adotar a ABP, os estudantes assumiram uma posição de protagonistas na construção do conhecimento, enfrentando desafios práticos e colaborativos relacionados às Leis de Kepler. Isso promoveu o desenvolvimento do pensamento crítico, autonomia e habilidades essenciais para a vida. Os resultados mostraram diferenças entre os estudantes durante a aplicação da sequência de ensino. Enquanto alguns obtiveram sucesso com a metodologia, desenvolvendo compreensão e habilidades analíticas, outros enfrentaram dificuldades. No entanto, essa abordagem não é igualmente eficaz para todos os estudantes. Enquanto alguns prosperam, desenvolvendo compreensão e habilidades analíticas, outros enfrentam dificuldades. Essas dificuldades podem ser sanadas com o apoio adequado de tutores, permitindo que os estudantes possam concluir as tarefas propostas. Assim, embora a ABP promova a participação ativa e o protagonismo estudantil, é essencial considerar as variações individuais na capacidade de lidar com os desafios impostos por essa metodologia. pt_BR
dc.description.sponsorship Prof. Dr. José Jamilton Rodrigues dos Santos pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Física pt_BR
dc.subject Leis de Kepler pt_BR
dc.subject Astronomia pt_BR
dc.title A aprendizagem baseada em problemas aplicada em turmas de preparação para a oba nas escolas públicas de araruna-pb: relato de experiência pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta