Resumo:
A discussão das questões ambientais remeteu a incrementação de práticas
direcionadas a preservação e conscientização da sociedade, tendo em vista que
existia uma utilização dos recursos naturais de forma indiscriminada. A educação
ambiental foi construída para o comprometimento com a propagação de um
pensamento crítico, direcionando a população mundial a construção de práticas que
possibilitassem o Desenvolvimento Sustentável e ao empenho com o Meio
Ambiente. Percebendo-se que a escola seria a melhor forma de disseminação desta
consciência pelo caráter de ser o local da construção dos saberes, foi realizado um
trabalho com alunos e professores de uma escola de João Pessoa – PB, com
objetivo de analisar a percepção dos educandos relacionada ao meio ambiente e o
desenvolvimentos das práticas de Educação Ambiental na mesma. Para a
concretização deste estudo foram aplicados questionário, onde as análises
apresentaram um caráter fenomenológico estando este direcionado ao entendimento
dos significados das experiências dos ouvidos pela pesquisa, foram utilizadas as
categorias de análise de Sauvé (1997) para a realização do mesmo. Diante desta
julgamento foi percebido que os alunos e professores apresentam uma percepção
do meio ambiente dicotômica, onde o ser humano é visto separadamente do meio
natural, como um observador que necessita zelá-lo e protegê-lo, assim como o
entendimento da Educação Ambiental por meio deles também limitou se a esta visão
de preservação do meio ambiente, sendo relacionada à EA tradicional, sem a
inclusão do homem como participante do meio. Contudo, é necessário a construção
de uma prática mais eficaz e transversal na escola para um melhor desenvolvimento
da consciência ambiental e comprometimento dos alunos e professores com a
educação ambiental e a questão ambiental.
Descrição:
BEZERRA, Ana Raquel. Percepção e Educação Ambiental entre alunos e professores de
uma escola de ensino fundamental de João Pessoa - PB. 2011. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2011.