Resumo:
Professores e alunos já utilizaram a tecnologia no seu dia a dia, mas o período emergencial da de Covid-19 representou o primeiro contato com essas ferramentas no contexto educacional. Hoje, há docentes interessados em integrar recursos digitais nas salas de aula, reconhecendo o grande potencial das plataformas digitais para atividades educativas, formais e informais. As redes sociais, cada vez mais presentes no cotidiano dos diversos grupos-alvo, têm se estabelecido como importantes canais de comunicação da atualidade. O uso de tecnologia como suporte ao ensino sempre esteve presente, mas recentemente houve uma ampliação significativa na disponibilidade de recursos tecnológicos em sala de aula, especialmente após a experiência com o ensino remoto. Este trabalho tem como objetivo analisar qualitativamente a literatura em artigos científicos e dissertações de mestrado, produzidos entre 2020 a 2023, que abordam o uso emergencial do ensino remoto. A pesquisa foca nas ferramentas digitais aplicadas ao ensino de Física, e os dados obtidos evidenciam que a experimentação – remota ou presencial – contribui significativamente para a aprendizagem dos estudantes. Observou-se ainda que o laboratório remoto possui características essenciais para o ensino de ciências, como praticidade, agilidade e uma grande capacidade de motivação para os alunos.
Descrição:
NÓBREGA, Tiago Paulo Oliveira da. Uma revisão bibliográfica sobre experimentos aplicados no ensino médio na disciplina de física entre 2020-2023. 2024. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2024.