dc.contributor.author |
Oliveira, Arthur Medeiros de |
|
dc.date.accessioned |
2024-12-19T12:31:12Z |
|
dc.date.available |
2024-12-19T12:31:12Z |
|
dc.date.issued |
2024-11-19 |
|
dc.identifier.other |
21. ed. CDD 006.35 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33417 |
|
dc.description |
OLIVEIRA, Arthur Medeiros de. A influência dos algoritmos de recomendação na criação e consumo de conteúdo futebolístico. 2024. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) — Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2024. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Com o crescimento das plataformas digitais, como o YouTube, os sistemas de recomendação tornaram-se ferramentas essenciais para personalizar a experiência do usuário e influenciar o consumo de conteúdo. No universo do futebol, a criação e o consumo de vídeos são diretamente impactados por essas tecnologias, que moldam tanto as preferências dos espectadores quanto as estratégias dos criadores de conteúdo. Este trabalho analisa como o consumo e a produção de conteúdo futebolístico na plataforma do YouTube podem ser impactados pelas técnicas de filtragem aplicadas em sistemas de recomendação. A metodologia incluiu uma revisão bibliográfica, seguida pela coleta e análise de dados reais, além da implementação de um protótipo simples que combinou técnicas de filtragem colaborativa e baseada em conteúdo. Embora o estudo tenha se concentrado em um número limitado de canais e utilizado dados fictícios no protótipo, o que restringe a generalização dos resultados, foi possível obter uma visão geral sobre o impacto das recomendações na experiência dos usuários e na produção de conteúdo. O estudo enfatiza a importância dos sistemas de recomendação na personalização da experiência do usuário e na formulação das estratégias de criação de conteúdo, especialmente em canais esportivos no YouTube. Dessa forma, este trabalho contribui para a compreensão dos mecanismos de recomendação na plataforma, oferecendo informações pertinentes sobre como esses sistemas influenciam tanto os usuários quanto os criadores de conteúdo, especialmente no contexto esportivo. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Prof. Dr. Janderson Jason Barbosa Aguiar |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Sistemas de recomendação |
pt_BR |
dc.subject |
Futebol |
pt_BR |
dc.subject |
Vídeos |
pt_BR |
dc.subject |
Youtube |
pt_BR |
dc.title |
A influência dos algoritmos de recomendação na criação e consumo de conteúdo futebolístico |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |