dc.contributor.author |
Pereira, Dayane Kelly de Jesus |
|
dc.date.accessioned |
2024-12-20T13:58:02Z |
|
dc.date.available |
2024-12-20T13:58:02Z |
|
dc.date.issued |
2024-11-21 |
|
dc.identifier.other |
21. ed. CDD 004.9 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33444 |
|
dc.description |
PEREIRA, Dayane Kelly de Jesus. Explorando os desafios no design de interfaces para TDAH: uma revisão sistemática e avaliação de experiência de usuário. 2024. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciência da Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2024. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
As interfaces digitais, que são as formas de comunicação entre as pessoas e a
tecnologia, têm se tornado cada vez mais presentes no nosso dia a dia, seja em
smartphones, computadores, sites, aplicativos ou sistemas. No entanto, para
pessoas com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), o uso
dessas interfaces pode ser um grande desafio. O TDAH é uma condição que
dificulta a concentração e a organização, tornando mais complicado para esses
usuários interagirem com as tecnologias de forma eficiente e produtiva. Este
trabalho tem como objetivo investigar como as interfaces digitais podem ser
adaptadas para facilitar o uso por pessoas com TDAH, tornando sua interação com
esses sistemas mais acessível e eficiente. A metodologia utilizada inclui três etapas
principais. A primeira etapa é a Revisão Sistemática da Literatura, que busca
identificar as práticas existentes no design de interfaces para esse público, bem
como os desafios enfrentados por esses usuários. A segunda etapa envolve a
realização de entrevistas com pessoas que possuem TDAH, a fim de entender de
forma prática quais são as dificuldades que elas encontram ao utilizar as interfaces
digitais. Por fim, a terceira etapa consiste na junção das informações coletadas para
sugerir melhorias nas interfaces de sistemas, para torná-las mais acessíveis e
eficazes para pessoas com TDAH. A pesquisa não apenas analisa estudos
existentes sobre o tema, mas também coleta dados diretamente com os usuários, o
que proporciona uma visão mais realista sobre as necessidades. A partir desses
dados, foram desenvolvidas sugestões de melhorias para as interfaces. Essas
modificações têm o intuito de facilitar o uso das interfaces para pessoas com TDAH,
reduzindo distrações e melhorando a navegação. O objetivo final é proporcionar uma
experiência mais positiva e prática para os usuários com TDAH, ajudando-os a
navegar em sistemas digitais de maneira mais tranquila e eficiente tornando a
tecnologia mais acessível para todos. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Prof. Dr. José Aldo SIlva da Costa. |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) |
pt_BR |
dc.subject |
Design de interfaces |
pt_BR |
dc.subject |
Revisão sistemática da literatura |
pt_BR |
dc.subject |
Entrevistas com usuários |
pt_BR |
dc.subject |
Experiência de usuário (UX) |
pt_BR |
dc.title |
Explorando os desafios no design de interfaces para TDAH: uma revisão sistemática e avaliação de experiência de usuário |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |