UEPB - Repositório Digital

Explorando os desafios no design de interfaces para TDAH: uma revisão sistemática e avaliação de experiência de usuário

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Pereira, Dayane Kelly de Jesus
dc.date.accessioned 2024-12-20T13:58:02Z
dc.date.available 2024-12-20T13:58:02Z
dc.date.issued 2024-11-21
dc.identifier.other 21. ed. CDD 004.9
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33444
dc.description PEREIRA, Dayane Kelly de Jesus. Explorando os desafios no design de interfaces para TDAH: uma revisão sistemática e avaliação de experiência de usuário. 2024. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciência da Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2024. pt_BR
dc.description.abstract As interfaces digitais, que são as formas de comunicação entre as pessoas e a tecnologia, têm se tornado cada vez mais presentes no nosso dia a dia, seja em smartphones, computadores, sites, aplicativos ou sistemas. No entanto, para pessoas com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), o uso dessas interfaces pode ser um grande desafio. O TDAH é uma condição que dificulta a concentração e a organização, tornando mais complicado para esses usuários interagirem com as tecnologias de forma eficiente e produtiva. Este trabalho tem como objetivo investigar como as interfaces digitais podem ser adaptadas para facilitar o uso por pessoas com TDAH, tornando sua interação com esses sistemas mais acessível e eficiente. A metodologia utilizada inclui três etapas principais. A primeira etapa é a Revisão Sistemática da Literatura, que busca identificar as práticas existentes no design de interfaces para esse público, bem como os desafios enfrentados por esses usuários. A segunda etapa envolve a realização de entrevistas com pessoas que possuem TDAH, a fim de entender de forma prática quais são as dificuldades que elas encontram ao utilizar as interfaces digitais. Por fim, a terceira etapa consiste na junção das informações coletadas para sugerir melhorias nas interfaces de sistemas, para torná-las mais acessíveis e eficazes para pessoas com TDAH. A pesquisa não apenas analisa estudos existentes sobre o tema, mas também coleta dados diretamente com os usuários, o que proporciona uma visão mais realista sobre as necessidades. A partir desses dados, foram desenvolvidas sugestões de melhorias para as interfaces. Essas modificações têm o intuito de facilitar o uso das interfaces para pessoas com TDAH, reduzindo distrações e melhorando a navegação. O objetivo final é proporcionar uma experiência mais positiva e prática para os usuários com TDAH, ajudando-os a navegar em sistemas digitais de maneira mais tranquila e eficiente tornando a tecnologia mais acessível para todos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Dr. José Aldo SIlva da Costa. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) pt_BR
dc.subject Design de interfaces pt_BR
dc.subject Revisão sistemática da literatura pt_BR
dc.subject Entrevistas com usuários pt_BR
dc.subject Experiência de usuário (UX) pt_BR
dc.title Explorando os desafios no design de interfaces para TDAH: uma revisão sistemática e avaliação de experiência de usuário pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta