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A análise a predisposição ética do uso da inteligência artificial entre estudantes de ciências contábeis da Universidade Estadual da Paraíba: uma análise à luz do pentágono da fraude

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dc.contributor.author Ferreira, Ricardo Caleb da Silva
dc.date.accessioned 2025-01-07T16:05:29Z
dc.date.available 2025-01-07T16:05:29Z
dc.date.issued 2024-09-18
dc.identifier.other CDD 006.3
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33477
dc.description FERREIRA, Ricardo Caleb da Silva. A análise a predisposição ética do uso da inteligência artificial entre estudantes de ciências contábeis da Universidade Estadual da Paraíba: uma análise à luz do pentágono da fraude. 2024. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2024. [Artigo]. pt_BR
dc.description.abstract A presente pesquisa teve como objetivo analisar a predisposição dos estudantes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual da Paraíba, Campus VI, para a prática de fraudes acadêmicas com uso da inteligência artificial, à luz da Teoria do Pentágono da Fraude. Essa pesquisa utilizou as abordagens metodológicas quantitativa, qualitativa e descritiva, coletou os dados por meio de questionários aplicados a uma amostra de 145 alunos cerca de 53% dos matriculados no semestre de 2024.2, os quais exploraram como os diferentes fatores da teoria que podem influenciar o comportamento dos discentes em situações de fraude acadêmica. Os dados foram tabulados no Excel e analisados por meio da estatística descritiva. Os resultados indicaram que dentre os cinco elementos do Pentágono da Fraude, a maioria dos analisados demonstram maior predisposição para cometer fraudes acadêmicas com uso da inteligência artificial em situações que envolvem os elementos oportunidade e disposição ao risco. Em linhas gerais, os resultados sugerem que os estudantes estão inclinados a fraudar, com uso da inteligência artificial, quando identificam um ambiente propício para isso, ou seja, quando percebem que as chances de escapar da vigilância são altas. Esses resultados sugerem maior atenção das IES e dos professores para a criação de mecanismos para educar os discentes quanto ao uso ético das novas tecnologias. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Me. José Hilton Santos Aguiar pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Pentágono da fraude pt_BR
dc.subject Fraude acadêmica pt_BR
dc.subject Inteligência artificial pt_BR
dc.title A análise a predisposição ética do uso da inteligência artificial entre estudantes de ciências contábeis da Universidade Estadual da Paraíba: uma análise à luz do pentágono da fraude pt_BR
dc.type Other pt_BR


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