dc.description.abstract |
O presente estudo tem como objetivo analisar os principais desafios enfrentados pela Secretaria de Educação de Sumé, no estado da Paraíba, e os desdobramentos resultantes do planejamento estratégico para enfrentar a crise durante a pandemia de COVID-19. Com o advento da crise global de saúde, as instituições de ensino foram desafiadas a repensar suas estratégias para garantir a continuidade da educação de maneira segura e eficaz. Partindo desse contexto, a metodologia, de cunho qualitativo, se deu pela reflexão crítica das notícias informativas e dos documentos produzidos pela secretaria de educação durante a pandemia, que foram extraídos do site oficial do município, bem como pela entrevista de um dos gestores responsáveis pela administração educacional de Sumé. Metodologia: a pesquisa qualitativa que possibilita ao pesquisador verificar os resultados obtidos no campo de estudo, tendo autonomia de relatar, observar e definir os procedimentos a serem defendidos durante o processo de observação. Resultados: O questionário norteador teve como objetivo de registrar as respostas cedidas por um dos responsáveis pela Secretaria de Educação de Sumé-PB, acerca das interrogativas relacionadas ao tema proposto. Inicialmente, buscou-se compreender os desafios do período pandêmico. Conclusão: A pandemia de COVID-19 colocou à prova a capacidade de adaptação e resiliência dos professores em todo o mundo, e na cidade de Sumé, Paraíba, não foi diferente. Os educadores enfrentaram uma série de desafios sem precedentes ao transitar abruptamente para o ensino remoto, exigindo uma rápida assimilação de novas tecnologias e metodologias pedagógicas. Foi fundamental a adoção de tecnologias educacionais para a adequação ao ensino remoto, os professores necessitaram se reinventar, buscando métodos alternativos para dar continuidade ao processo de ensino aprendizagem dos estudantes e tentar amenizar os prejuízos provenientes do distanciamento de uma parcela do alunado do contexto escolar.
Palavras-chave: Planejamento estratégico. Educação. Pandemia. Sumé-PB. |
pt_BR |