Resumo:
Este trabalho tem o objetivo de analisar os desafios vivenciados pelos professores e alunos da Escola Municipal “Professor Newton Seixas” de Pombal-PB de 2020 a 2021. Considerando esse contexto, o estudo se direciona a partir das mudanças ocorridas na rotina escolar desses agentes e do entendimento de que os problemas estruturais foram potencializados pela prática do ensino remoto. Além disso, discutimos os desafios enfrentados por educadores na implementação desse modelo, incluindo a necessidade de formação docente adequada para o uso eficaz das tecnologias. Para coleta de dados utilizamos formulários com perguntas objetivas e de múltipla escolha, com o seguinte público-alvo: pais, estudantes e professores para obter informações sobre como foi vivenciado esse período por cada um deles, levando em conta uma análise qualitativa da pesquisa. Desse modo, observa-se que o ensino remoto é uma modalidade que traz vantagens e desvantagens, variando de acordo com os agentes que participam dele nos permitindo concluir que ainda tem muito a ser aperfeiçoado.
Descrição:
CRUZ, Marília de Medeiros. Desafios e oportunidades do ensino remoto: experiências em geografia durante a pandemia na Escola Municipal Professor Newton seixas no Município de Pombal-PB.2024. 19f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, 2024