Resumo:
O universo digital vem transformando todas as esferas sociais, em um mundo no qual cada vez mais não se diferencia vida online e online, na constituição da vida onlife. Nesse contexto, encontra-se a educação e existe um processo social que direciona as escolas para esse universo onlife, inclusive com a promulgação de uma nova Lei no Brasil definindo a Educação conectada, de n. 14.533, de 11 de janeiro de 2023. Esta é a temática deste trabalho, que tem o objetivo de analisar opiniões de docentes de várias escolas distribuídas pelo país sobre a inserção das tecnologias digitais na educação, a partir de suas vivências, pontuando processos formativos e a aplicação da referida Lei. Para tanto, foi realizada uma pesquisa primária, que se aproxima de um levantamento, quando foram enviados 40 links de questionários online para docentes, gestores e grupos online e foram devolvidos 23 respostas. Como resultados, verificou-se que a Lei ainda não está sendo aplicada efetivamente nas instituições de ensino e enfatizou-se a urgência da oferta de formação continuada para os profissionais, auxiliando-os na compreensão do universo digital em uma educação onlife.
Descrição:
LUCENA, Fabiana Santos de. Ser docente no ensino básico em tempos de educação
digital: é preciso transformar. 2024. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência
da Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2024.