Resumo:
A inclusão de temas astronômicos no Ensino Médio pode despertar o interesse dos estudantes pela ciência, permitindo uma melhor compreensão e conexão dos conceitos de Física com situações do dia a dia. Além disso, a inserção de tais temas promove a interdisciplinaridade, permitindo uma maior integração entre diferentes contextos. Este trabalho aborda a utilização do software Gaia Sky como ferramenta educacional para o ensino das órbitas planetárias e das Leis de Kepler. O objetivo principal é elaborar um manual que auxilie professores e entusiastas a explorar e utilizar o Gaia Sky de maneira eficaz, promovendo uma aprendizagem mais dinâmica e interativa. Destaca-se a importância da Astronomia no contexto educacional, ressaltando seu potencial para fomentar abordagens interdisciplinares e uma compreensão mais precisa dos fenômenos astronômicos. A metodologia envolve a utilização de novas tecnologias de visualização e simulação para proporcionar uma aprendizagem mais envolvente, visando ao aprimoramento da qualidade do ensino de ciências. Os resultados indicam que o uso de simuladores baseados em dados reais contribui significativamente para uma aprendizagem mais sólida, ajudando a evitar concepções errôneas comuns sobre a Astronomia.
Descrição:
SANTOS, Júlio Cezar de Moraes. Elaboração de um manual didático: ensino das leis de Kepler através do simulador Gaia Sky. 2024. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) — Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2024.