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A Reforma do Ensino Médio, aprovada e regulamentada através da Lei 13.415/2017, apresenta uma reestruturação do currículo para este nível de ensino, implicando um conjunto de transformações. Nesse sentido, a presente pesquisa tem como objetivo apresentar os efeitos do Novo Ensino Médio no espaço escolar, na prática docente e na aprendizagem dos estudantes a partir do Estágio Supervisionado em Geografia, realizado na Escola Cidadã Integral de Ensino Fundamental e Médio João de Freitas Mouzinho, no município de Sertãozinho-PB. Para isso, foi realizado o levantamento de fontes bibliográficas e de documentos oficiais, os quais foram analisados a partir da investigação e da interpretação dos conteúdos, bem como por meio da realização de sessões de observação participante na escola durante o Estágio Supervisionado. Nesse viés, como principais efeitos da reforma, os resultados demonstram a falta de ambiente adequado para comportar todo o corpo escolar e as demandas do novo modelo, como também a ausência de alguns recursos didáticos para auxiliar a prática docente, e a redução de carga-horária da disciplina de Geografia no Ensino Médio. Dessa forma, a pesquisa conclui que as reformas neoliberais na educação são um meio de propagação dos ideais neoliberais para a organização do trabalho na sociedade. Sendo assim, com base na disparidade social, a transformação de aspectos do currículo consiste em uma forma de direcionar os estudantes para o mercado de trabalho tecnicista, do qual depende o sistema capitalista. |
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