Resumo:
Estagiar é uma das exigências nos cursos de formação de professores. Esta vivência resultou no
relatório de estágio supervisionado que ora se apresenta como trabalho de conclusão do curso de
História do Centro de Humanidades da Universidade Estadual da Paraíba. A primeira parte consiste na
apresentação do Memorial Escolar, um exercício de rememoração de nossas trajetórias escolares. A
segunda parte consiste no relatório das atividades de estágio, que foi realizado na Escola Estadual de
Ensino Fundamental e Médio José Soares de Carvalho (Guarabira/PB), e demonstrou, para mim, que a
docência se apresenta como um caminho nada suave para um jovem professor. Ao nos direcionarmos
para o ensino, quando escolhemos ficar do outro lado da sala, onde não seremos plateia, mas regentes,
diante de vidas e sonhos, encontramos o descaso, a falta de estrutura, e nos deparamos com um
cotidiano difícil. Durante o Estágio percebemos a importância da interação com o aluno, e analisar
essa relação entre professor e aluno e as metodologias utilizadas na sala de aula é um dos pontos
cruciais do presente relatório. Contudo, registra também o prazer de, a cada aula dada e mesmo com os
empecilhos e desmotivações, o encontro da força para, a cada dia, fazer o melhor para os alunos.
Descrição:
ALVES, F. S. Nos caminhos da escola: do aprender ao ensinar. 2014. 15f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.