Resumo:
O presente artigo traz uma análise sobre a relação do Ensino de História para os deficientes
auditivos na cidade de Guarabira especificamente no Centro Educacional Edivardo Toscano,
mostrando a relação existente entre os (as) deficientes auditivos, os (as) docentes e as
intérpretes. Apresenta como está sendo desenvolvido o processo de inclusão e, consequente
desenvolvimento da aprendizagem desse grupo que, por décadas, foi segregado da
comunidade escolar, mostra que a assimilação dos conteúdos de História por esse grupo é
restrita a sua localidade, em que sua definição de tempo está vinculada ao presente (tempo
presente) não conseguindo estes direcionar o seu olhar para um passado mais longínquo. A
metodologia aplicada foi à aplicação de questionários, particularmente, com dois grupos: os
deficientes auditivos e as intérpretes além de entrevistas com os (as) professores e a própria
observação em sala de aula. Para este estudo dialogamos com alguns referencias teóricos tais
com: Lacerda (2005); Costa (2009); Magalhães (2003); Ferreira (2000) entre outros. Por fim
consideramos que incluir não é só colocar dentro da sala de aula, mas está além dessa prática.
Descrição:
TEOZOLIN, H. T. O. O ensino de história para alunas e alunos com deficiência auditiva no município de Guarabira (PB): uma experiência inclusiva. 2014. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.