dc.description.abstract |
Este trabalho tem como objetivo analisar e refletir sobre a prática pedagógica do Ensino de História na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Prof. José Soares de Carvalho, por meio das aulas de estágio. Tendo como base o relatório e as observações, construídas durante o estágio, assim refletimos a partir de alguns autores, tais como: Regina Guarnieri (2005), Paulo Freire (1996), Jacques Le Goff (1990), que darão suporte teórico, na construção desse trabalho. Inicialmente relatarei as minhas memórias como estudante até a formação docente e, posteriormente a experiência enquanto docente. No decorrer deste trabalho, relatarei as dificuldades do docente em sala de aula, reforçando a ideia de que o docente precisa buscar práticas metodológicas, que auxiliem os alunos no processo de ensino aprendizagem, muitas vezes aulas nos “métodos tradicionalistas” não ajudam os alunos no aprendizado, os quais precisam de métodos mais inovadores, aulas mais dinâmicas, que ajude-os a absorver melhor o conteúdo repassado em sala de aula. Toda essa busca por novos métodos só é possível dialogando com os alunos, onde poderão surgir discussões relevantes que vão envolvendo os alunos nesse contexto de transformação educacional. Portanto, nossa analise aqui exposta busca refletir sobre a qualificação da prática do ensino de História na sala de aula. |
pt_BR |