Resumo:
Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar os impactos do racismo estrutural na educação brasileira, e destaca os mecanismos históricos, sociais e institucionais que mantêm a desigualdade racial no país. Parte-se de uma perspectiva crítica fundamentada em autores como Abdias Nascimento, Djamila Ribeiro, Silvio Almeida e Nilma Lino Gomes, para compreender como o sistema educacional tem historicamente contribuído para a exclusão da população negra. O estudo está entrelaçado com a minha experiência de vida, marcada por dificuldades econômicas e exclusão social; reflexo de uma estrutura social racista. São abordados temas como a falsa abolição, o embranquecimento, a eugenia no Brasil, a exclusão do negro no currículo escolar e o papel das políticas afirmativas, especialmente as cotas raciais, como estratégia de reparação. O caso de racismo ocorrido no Colégio Mackenzie, em São Paulo, é utilizado como exemplo atual da permanência da discriminação nas instituições escolares. O trabalho destaca ainda a importância de espaços acadêmicos como o NEABI e a necessidade urgente de uma educação antirracista que rompa com a lógica colonial, valorize a diversidade e promova justiça social.
Descrição:
SILVA, José de Arimateia Rodrigues da. Impactos do racismo estrutural na educação brasileira: desafios e perspectivas para uma educação antirracista. 2025. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2025.