Resumo:
A construção deste trabalho de pesquisa científica tem por objetivo analisar por que dentro
da ementa do curso de RI (Relações Internacionais) não aborda nenhuma disciplina que
se refere a história negra, avaliar se tal conduta surge das diferenças e do abismo social
e racial fruto da cultura eurocêntrica que domina toda a extensão do curso, já sabedores
de que os negros em todos os continentes lutaram em guerras por liberdade,
independência e na construções de sociedade, toda essa vivência com escravidão e
desigualdade fez surgir pensadores e pensadoras negras, mas suas vozes não são
ouvidas dentro das RI (Relações Internacionais). É importante avaliar e pesquisar, que
se as portas das universidades foram abertas para a diversidade, que inclui alunos
negros. Qual a importância de estudar a história negra, pois se a própria história é
construída por personagens nacionais e internacionais com imensa relevância para o
povo brasileiro e extra nacionais. Este trabalho é uma reflexão da história negra, nas
instituições de ensino da Paraíba. Porque o Brasil já tem mais de 500 anos de história,
tempo suficiente para aprender e ensinar que para boas relações internacionais todo
cidadão do mundo é importante sendo ele cidadão branco e negro.
Descrição:
MARTINS, Edenilson. O negro samba, o negro joga capoeira, o negro canta, é o rei da brincadeira: uma reflexão do pensamento negro nas instituições de ensino público da Paraíba (UEPB e UFPB). 2025. 13f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2025.