Resumo:
Este trabalho tem o objetivo de refletir acerca da importância do ensino de História
local no ciclo da educação básica tomando como referência uma escola do município de
Serra de São Bento/RN a partir da experiência do estágio supervisionado. Com a metáfora
do “chão que se pisa”, a pesquisa debate acerca do currículo e o desafio de inserir na
prática escolar a história do território em que os discentes, de fato, residem. Para tanto, foi
realizado uma breve revisão bibliográfica, documental e relato de experiência de estágio,
que foi voltado para uma proposta pedagógica a respeito da presença indígena no território
estadual. Discute-se as contribuições dessa prática para o ensino crítico, assim como os
desafios, como, por exemplo, a falta de material didático.
Descrição:
OLIVEIRA, Natasha Tawanne de. A escola e o chão que se pisa: a importância do ensino de história local na construção curricular. 2025. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2025.