Resumo:
A crescente complexidade no desenvolvimento de software destaca a importância de práticas que
garantam a qualidade e confiabilidade dos sistemas. O Test-Driven Development (TDD) é uma
abordagem ágil que visa reduzir defeitos e melhorar a qualidade, criando testes automatizados
antes da codificação. Apesar dos benefícios reconhecidos do TDD, sua adoção é influenciada
por fatores como a formação acadêmica. Pesquisas apontam que a aceitação do TDD aumenta
com o nível acadêmico, sugerindo que a exposição a essa prática durante a graduação é essencial.
Na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campus VII, não há disciplina específica sobre
testes de software, o que impacta o conhecimento e aplicação do TDD entre os estudantes de
Ciência da Computação. Este trabalho investigou o nível de conhecimento, aceitação e utilização
do TDD entre alunos a partir do 6º período. A pesquisa, realizada por meio de questionário
online, identificou que a maioria dos estudantes tem contato limitado com testes de software e há
pouca exigência para a aplicação de TDD em atividades práticas. Embora os alunos reconheçam
sua importância, muitos não se sentem preparados para utilizá-lo. Os resultados apontam para
uma lacuna entre o interesse dos alunos e a preparação oferecida pela instituição, sugerindo a
necessidade de abordagens didáticas mais eficazes.
Descrição:
NASCIMENTO JÚNIOR, Noberto Nunes do. Análise da aceitação e utilização do desenvolvimento orientado por testes (TDD) em projetos acadêmicos: um estudo de caso com alunos de ciência da computação da UEPB campus VII. 2025. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2025.