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De que maneira as práticas de responsabilidade socioambiental do conglomerado LVMH se
adequam ao ODS 12 referente ao consumo e à produção responsável? A indústria da moda, em
especial o setor fast fashion, é uma das mais poluentes do mundo e responsável por até 8% das
emissões globais de gases do efeito estufa. Sua cadeia produtiva internacional, composta por
empresas que buscam uma produção de larga escala e de baixo custo, leva à precarização do
trabalho e à exploração da mão de obra trabalhadora. Por outro lado, o setor do luxo desponta
como uma proposta de diferenciação. Ao incorporar práticas sustentáveis, o setor destaca
atributos como qualidade e exclusividade. Diante da emergência ambiental, a ONU criou os
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que buscam criar um modelo com 17 ODS
para alcançar o futuro sustentável, incluindo a conscientização sobre a produção e o consumo.
Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo analisar as práticas de responsabilidade
socioambiental do conglomerado LVMH no mercado da moda de luxo internacional e sua
adequação ao ODS 12 da ONU sobre consumo e produção responsável, por meio da
compreensão entre a relação entre a indústria da moda e a crise ambiental, evidenciando a ONU
como ator global na busca pelo desenvolvimento sustentável, da exploração do papel do
mercado da moda de luxo e do conglomerado LVMH no desenvolvimento sustentável e da
análise das práticas de responsabilidade socioambiental do grupo LVMH ao ODS 12 da ONU.A
pesquisa adota abordagem qualitativa, de natureza básica, com objetivos exploratórios e
descritivos, utilizando procedimentos bibliográficos e documentais para fundamentar o estudo
de caso exploratório e descritivo. Este estudo utiliza abordagens teóricas e conceituais de
Governança Ambiental Global aplicadas à sustentabilidade da moda de luxo, com o propósito
de contribuir para o debate acadêmico sobre o papel de grandes corporações na governança
ambiental global, especialmente no setor de luxo, ainda pouco explorado na literatura. A partir
da exploração das informações sobre as práticas de sustentabilidade do grupo LVMH, como
resultado, este trabalho identificou falhas em sua implementação, o que fragiliza a
responsabilidade socioambiental no mercado da moda de luxo internacional. De modo
complementar, a exploração deste caso propõe a hipótese a ser analisada, por pesquisas futuras,
de que o fortalecimento de regimes internacionais de proteção ambiental pode superar o déficit
de atuação da governança global ambiental no mercado da moda de luxo internacional. |
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