UEPB - Repositório Digital

Análise crítica da responsabilidade socioambiental no mercado da moda de luxo internacional: um estudo de caso do conglomerado LVMH

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Oliveira, Maria Glória Leal Santos de
dc.date.accessioned 2025-06-27T17:38:17Z
dc.date.available 2025-06-27T17:38:17Z
dc.date.issued 2025-06-05
dc.identifier.other CDD 658.408
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34106
dc.description OLIVEIRA, M. G. L. S. de. Análise crítica da responsabilidade socioambiental no mercado da moda de luxo internacional: um estudo de caso do conglomerado LVMH. 2025. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2025. pt_BR
dc.description.abstract De que maneira as práticas de responsabilidade socioambiental do conglomerado LVMH se adequam ao ODS 12 referente ao consumo e à produção responsável? A indústria da moda, em especial o setor fast fashion, é uma das mais poluentes do mundo e responsável por até 8% das emissões globais de gases do efeito estufa. Sua cadeia produtiva internacional, composta por empresas que buscam uma produção de larga escala e de baixo custo, leva à precarização do trabalho e à exploração da mão de obra trabalhadora. Por outro lado, o setor do luxo desponta como uma proposta de diferenciação. Ao incorporar práticas sustentáveis, o setor destaca atributos como qualidade e exclusividade. Diante da emergência ambiental, a ONU criou os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que buscam criar um modelo com 17 ODS para alcançar o futuro sustentável, incluindo a conscientização sobre a produção e o consumo. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo analisar as práticas de responsabilidade socioambiental do conglomerado LVMH no mercado da moda de luxo internacional e sua adequação ao ODS 12 da ONU sobre consumo e produção responsável, por meio da compreensão entre a relação entre a indústria da moda e a crise ambiental, evidenciando a ONU como ator global na busca pelo desenvolvimento sustentável, da exploração do papel do mercado da moda de luxo e do conglomerado LVMH no desenvolvimento sustentável e da análise das práticas de responsabilidade socioambiental do grupo LVMH ao ODS 12 da ONU.A pesquisa adota abordagem qualitativa, de natureza básica, com objetivos exploratórios e descritivos, utilizando procedimentos bibliográficos e documentais para fundamentar o estudo de caso exploratório e descritivo. Este estudo utiliza abordagens teóricas e conceituais de Governança Ambiental Global aplicadas à sustentabilidade da moda de luxo, com o propósito de contribuir para o debate acadêmico sobre o papel de grandes corporações na governança ambiental global, especialmente no setor de luxo, ainda pouco explorado na literatura. A partir da exploração das informações sobre as práticas de sustentabilidade do grupo LVMH, como resultado, este trabalho identificou falhas em sua implementação, o que fragiliza a responsabilidade socioambiental no mercado da moda de luxo internacional. De modo complementar, a exploração deste caso propõe a hipótese a ser analisada, por pesquisas futuras, de que o fortalecimento de regimes internacionais de proteção ambiental pode superar o déficit de atuação da governança global ambiental no mercado da moda de luxo internacional. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Nayanna Sabiá de Moura pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Responsabilidade socioambiental pt_BR
dc.subject Mercado da moda de luxo pt_BR
dc.subject Governança ambiental global pt_BR
dc.subject Conglomerado LVMH pt_BR
dc.title Análise crítica da responsabilidade socioambiental no mercado da moda de luxo internacional: um estudo de caso do conglomerado LVMH pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta