dc.contributor.author |
Tsopanoglou, Marina Pinheiro |
|
dc.date.accessioned |
2025-06-27T17:51:27Z |
|
dc.date.available |
2025-06-27T17:51:27Z |
|
dc.date.issued |
2025-06-02 |
|
dc.identifier.other |
CDD 327.2 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34107 |
|
dc.description |
TSOPANOGLOU, M. P. Um estudo de caso da internacionalização da Embraer por meio de estratégias diplomáticas corporativas. 2025. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2025. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este artigo tem como objetivo descrever e analisar como se deu o processo de internacionalização da Embraer por meio do uso de estratégias de Diplomacia Corporativa. Para isso, adotou-se uma metodologia qualitativa utilizando o método do Estudo de Caso com o viés explicativo, utilizando uma revisão narrativa documental e bibliográfica. A Embraer, Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A é uma das maiores fabricantes de aeronaves no mundo. Para alcançar esse patamar, a empresa passou por um processo de internacionalização. O presente trabalho explora os instrumentos diplomáticos que a Embraer utilizou para firmar alianças, negociar acordos, adaptar sua gestão para diferentes contextos, assim se consolidando como uma empresa líder no mundo no setor aeroespacial, comprovando a efetividade da diplomacia corporativa como estratégias de internacionalização. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Prof. Dr. Alexandre César Cunha Leite |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Diplomacia Corporativa |
pt_BR |
dc.subject |
Embraer |
pt_BR |
dc.subject |
Internacionalização da Embraer |
pt_BR |
dc.title |
Um estudo de caso da internacionalização da Embraer por meio de estratégias diplomáticas corporativas |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |