dc.contributor.author |
Lourenço, Rebeca Barbosa |
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dc.date.accessioned |
2025-07-01T00:47:39Z |
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dc.date.available |
2025-07-01T00:47:39Z |
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dc.date.issued |
2025-06-27 |
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dc.identifier.citation |
Lourenço, Rebeca Barbosa. Investigando o uso de Inteligência Artificial para aprendizagem de programação [manuscrito]. 2025. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas. |
pt_BR |
dc.identifier.other |
CDD 004.678 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34139 |
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dc.description |
LOURENÇO, Rebeca Barbosa. Investigando o uso de Inteligência Artificial para aprendizagem de programação. 2025. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2025. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A aprendizagem de programação continua sendo um desafio frequente no ensino superior, especialmente devido à complexidade conceitual e às dificuldades relacionadas à lógica, sintaxe e abstração. Diante desse cenário, ferramentas baseadas em Inteligência Artificial (IA) têm ganhado destaque como aliadas no processo de aprendizagem, oferecendo suporte imediato, explicações personalizadas e auxílio na resolução de problemas. Este trabalho investigou como estudantes da área de Tecnologia interagem com ferramentas de IA durante o aprendizado de programação, com foco em aspectos como autonomia, compreensão conceitual, dependência tecnológica e percepção de eficácia. A pesquisa seguiu uma abordagem metodológica mista, composta por uma Revisão Integrativa da Literatura, um questionário com estudantes e profissionais de Tecnologia e um estudo empírico com estudantes de Ciência da Computação em tarefas práticas. A literatura destacou o ChatGPT e o GitHub Copilot como as ferramentas mais utilizadas, reconhecidas pela geração de código e tutoria automatizada. Outras, como o OpenAI Codex, Amazon CodeWhisperer e DeepMind AlphaCode, também foram citadas, mas com menor frequência. Os estudos analisados apontam benefícios no aprendizado, mas também desafios, como dependência excessiva, dificuldades na formulação de perguntas e limitações nas respostas da IA. Os dados do questionário indicaram que a maioria dos estudantes percebe a IA como facilitadora da aprendizagem, ressaltando benefícios como agilidade, clareza nas explicações e apoio à resolução de erros. O estudo empírico revelou diferentes posturas de uso, com maior dependência nas tarefas mais complexas e dificuldades em interações mais eficazes com a IA. O trabalho conclui com reflexões sobre o uso pedagógico consciente dessas ferramentas, ressaltando a importância da mediação docente e de estratégias que promovam o aprendizado ativo e crítico. |
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dc.description.sponsorship |
Orientação : Prof. Dr. José Aldo Silva da Costa |
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dc.language.iso |
other |
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dc.publisher |
Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas |
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dc.subject |
Aprendizagem de programação |
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dc.subject |
Inteligência Artificial |
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dc.subject |
Ferramentas de IA |
pt_BR |
dc.subject |
Revisão Integrativa da Literatura |
pt_BR |
dc.title |
INVESTIGANDO O USO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA APRENDIZAGEM DE PROGRAMAÇÃO |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |