UEPB - Repositório Digital

INVESTIGANDO O USO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA APRENDIZAGEM DE PROGRAMAÇÃO

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Lourenço, Rebeca Barbosa
dc.date.accessioned 2025-07-01T00:47:39Z
dc.date.available 2025-07-01T00:47:39Z
dc.date.issued 2025-06-27
dc.identifier.citation Lourenço, Rebeca Barbosa. Investigando o uso de Inteligência Artificial para aprendizagem de programação [manuscrito]. 2025. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas. pt_BR
dc.identifier.other CDD 004.678
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34139
dc.description LOURENÇO, Rebeca Barbosa. Investigando o uso de Inteligência Artificial para aprendizagem de programação. 2025. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2025. pt_BR
dc.description.abstract A aprendizagem de programação continua sendo um desafio frequente no ensino superior, especialmente devido à complexidade conceitual e às dificuldades relacionadas à lógica, sintaxe e abstração. Diante desse cenário, ferramentas baseadas em Inteligência Artificial (IA) têm ganhado destaque como aliadas no processo de aprendizagem, oferecendo suporte imediato, explicações personalizadas e auxílio na resolução de problemas. Este trabalho investigou como estudantes da área de Tecnologia interagem com ferramentas de IA durante o aprendizado de programação, com foco em aspectos como autonomia, compreensão conceitual, dependência tecnológica e percepção de eficácia. A pesquisa seguiu uma abordagem metodológica mista, composta por uma Revisão Integrativa da Literatura, um questionário com estudantes e profissionais de Tecnologia e um estudo empírico com estudantes de Ciência da Computação em tarefas práticas. A literatura destacou o ChatGPT e o GitHub Copilot como as ferramentas mais utilizadas, reconhecidas pela geração de código e tutoria automatizada. Outras, como o OpenAI Codex, Amazon CodeWhisperer e DeepMind AlphaCode, também foram citadas, mas com menor frequência. Os estudos analisados apontam benefícios no aprendizado, mas também desafios, como dependência excessiva, dificuldades na formulação de perguntas e limitações nas respostas da IA. Os dados do questionário indicaram que a maioria dos estudantes percebe a IA como facilitadora da aprendizagem, ressaltando benefícios como agilidade, clareza nas explicações e apoio à resolução de erros. O estudo empírico revelou diferentes posturas de uso, com maior dependência nas tarefas mais complexas e dificuldades em interações mais eficazes com a IA. O trabalho conclui com reflexões sobre o uso pedagógico consciente dessas ferramentas, ressaltando a importância da mediação docente e de estratégias que promovam o aprendizado ativo e crítico. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientação : Prof. Dr. José Aldo Silva da Costa pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.publisher Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas pt_BR
dc.subject Aprendizagem de programação pt_BR
dc.subject Inteligência Artificial pt_BR
dc.subject Ferramentas de IA pt_BR
dc.subject Revisão Integrativa da Literatura pt_BR
dc.title INVESTIGANDO O USO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA APRENDIZAGEM DE PROGRAMAÇÃO pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta