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Algoritmos de aprendizado de máquina para a predição de desempenho acadêmico no ensino superior: uma revisão integrativa da literatura

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dc.contributor.author Andrade, Élder Marcos Gonçalves
dc.date.accessioned 2025-07-01T01:37:27Z
dc.date.available 2025-07-01T01:37:27Z
dc.date.issued 2025-06-03
dc.identifier.other 21. ed. CDD 006.31
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34148
dc.description ANDRADE, Élder Marcos Gonçalves. Algoritmos de aprendizado de máquina para a predição de desempenho acadêmico no ensino superior: uma revisão integrativa da literatura. 56f. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2025. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho apresenta uma Revisão Integrativa da Literatura sobre a aplicação de algoritmos de aprendizado de máquina na análise de desempenho acadêmico no ensino superior. A pesquisa investigou estudos publicados entre 2019 e 2024 nos repositórios ACM Digital Library, IEEE Xplore e Science Direct, com o objetivo de identificar os algoritmos mais utilizados na predição de desempenho acadêmico e os principais fatores que influenciam a eficácia dos modelos preditivos. Foram selecionados 34 estudos, analisando-se variáveis recorrentes e determinantes para predição, analise dos dados e métricas de avaliação dos modelos preditivos. A revisão revelou que, dentre os modelos mais utilizados, destacam-se algoritmos como Árvores de Decisão, Regressão Logística, Floresta Aleatória, Máquinas de Vetores de Suporte (SVM) e k-Nearest Neighbors (k-NN), evidenciando sua popularidade e desempenho robusto em diferentes contextos educacionais. Observou-se que a qualidade, a diversidade e o tratamento dos dados são determinantes para a acurácia dos algoritmos. O estudo também identificou lacunas na literatura quanto à padronização metodológica e à representação de níveis educacionais distintos, sugerindo caminhos para pesquisas futuras. Conclui-se que a personalização dos modelos e a adaptação ao contexto institucional são essenciais para melhorar a precisão das previsões e apoiar a gestão educacional. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Dra. Jannayna Domingues Barros Filgueira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Aprendizado de máquina pt_BR
dc.subject Desempenho acadêmico pt_BR
dc.subject Ensino superior pt_BR
dc.subject Predição pt_BR
dc.title Algoritmos de aprendizado de máquina para a predição de desempenho acadêmico no ensino superior: uma revisão integrativa da literatura pt_BR
dc.type Other pt_BR


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