Resumo:
O desenvolvimento de competências técnicas (hard skills) e interpessoais (soft skills) é cada
vez mais exigido na formação de profissionais de Computação, mas os ambientes tradicionais
de ensino nem sempre integram essas habilidades de maneira efetiva. Nesse contexto, este
Trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo avaliar o desenvolvimento de soft skills e
hard skills em estudantes extensionistas da empresa júnior KNEX, vinculada ao curso de Ciência
da Computação da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) – Campus VII. Foi realizada
uma pesquisa de abordagem mista, utilizando um questionário estruturado para investigar as
percepções dos estudantes sobre as competências adquiridas, os projetos desenvolvidos e a
relevância da vivência extensionista. Os resultados revelaram avanços expressivos em hard
skills, como o domínio de metodologias ágeis (Scrum e Kanban), práticas de versionamento
(Git), programação e uso de frameworks (React e Django), além do fortalecimento de soft
skills como trabalho em equipe, organização de tempo, autonomia, proatividade, comunicação
oral e resolução colaborativa de conflitos. A experiência prática proporcionada pela KNEX,
aliada à participação em eventos e à adoção de metodologias ágeis, foi considerada essencial
para o amadurecimento técnico e pessoal dos participantes. Assim, conclui-se que as empresas
juniores representam ambientes formativos diferenciados, capazes de integrar teoria e prática e
de impulsionar o desenvolvimento integral dos estudantes de Computação, contribuindo para sua
atuação crítica, ética e inovadora no mercado de trabalho.
Descrição:
FREITAS, Higo Oliveira. Avaliação do desenvolvimento de soft skills e hard skills em estudantes extensionistas da empresa júnior Knex. 2025. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2025.