Resumo:
O trabalho tem como objetivo investigar os fatores que influenciam a compreensão de
códigos refatorados no contexto acadêmico, utilizando entrevistas e como método de análise
qualitativa uma inspiração na Grounded Theory. A problemática é fundamentada nas
dificuldades enfrentadas por estudantes do curso de Ciência da Computação, especialmente
nas disciplinas de programação, em que a compreensão de trechos de código pode ser
desafiadora, sobretudo quando há pouco domínio das linguagens utilizadas. Embora a
literatura aponte os benefícios da refatoração, como melhorias na estrutura e clareza do
código, ainda existem lacunas no entendimento do impacto direto dessa prática na
compreensão por parte dos estudantes. Na pesquisa adotou-se entrevistas semi estruturadas
com 10 estudantes e 10 profissionais da área, buscando identificar os fatores que facilitam ou
dificultam o entendimento de códigos refatorados, considerando aspectos como clareza,
simplicidade e redução de erros. A análise qualitativa dos dados visou derivar lições
aprendidas e contribuir para o avanço em estudos futuros sobre o tema, além de oferecer
subsídios para aprimorar práticas pedagógicas e profissionais relacionadas ao ensino e
desenvolvimento de software. Conclui-se que a refatoração possui potencial tanto para
melhorar a aprendizagem da programação, quanto para funcionar como um eixo orientador
da compreensão de código. Esta pesquisa revelou que práticas como nomes descritivos,
extração de métodos e modularização favorecem significativamente a clareza semântica e a
manutenção do código. No entanto, os benefícios dessas estratégias são mais bem
aproveitados por determinado grupo, enquanto outros indivíduos ainda enfrentam barreiras
relacionadas a formações técnicas frágeis, o que limita sua capacidade de aplicar e
compreender plenamente os ganhos proporcionados pela refatoração.
Descrição:
NEVES, Francisco Gabriel de Oliveira. Fatores relacionados à compreensão de código com a presença de refatoração:uma abordagem inspirada na Grounded Theory. 2025. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2025.