UEPB - Repositório Digital

Livro didático e o ensino de geografia: reflexões a partir do estágio na Escola Estadual Djalma Marinho – Nova Cruz/RN

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Anny Karollyny Amaral da
dc.date.accessioned 2025-07-03T11:47:18Z
dc.date.available 2025-07-03T11:47:18Z
dc.date.issued 2025-06-02
dc.identifier.other CDD 372.89
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34181
dc.description SILVA, Anny Karollyny Amaral da. Livro didático e o ensino de geografia: reflexões a partir do estágio na Escola Estadual Djalma Marinho – Nova Cruz/RN. 2025. 57f. Trabalho de conclusão de Curso (Graduação em em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2025. pt_BR
dc.description.abstract Este artigo analisa o uso do Livro Didático (LD) como ferramenta pedagógica no ensino de Geografia, com base em experiências obtidas durante o estágio supervisionado na Escola Estadual Djalma Marinho, localizada no município de Nova Cruz/RN. O interesse pela temática surgiu a partir das observações e regências realizadas em 2023, durante a disciplina de Estágio Supervisionado, momento em que se teve a oportunidade de conhecer a estrutura escolar, observar a interação entre alunos e professores e atuar diretamente em sala de aula. Com o intuito de aprofundar a análise e compreender de forma mais consistente o uso do Livro Didático no ensino de Geografia, uma nova etapa da investigação foi realizada em 2025. Nessa fase, retornou-se à Escola Estadual Djalma Marinho, o que possibilitou o desenvolvimento sistemático do trabalho. A experiência vivida em 2023 despertou a curiosidade inicial e forneceu uma base observacional importante; no entanto, foi em 2025 que se consolidou o percurso investigativo. Na ocasião, foi possível retomar o contato com a sala de aula e aplicar um questionário impresso, aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. As respostas obtidas forneceram subsídios relevantes para a construção da análise e aprofundamento da pesquisa, permitindo compreender, sob a ótica dos próprios discentes, a presença e o papel do LD no processo de ensino-aprendizagem da Geografia. A fundamentação teórica baseou-se em autores como Oliveira (2004; 2016), Luckesi (2004), Ribeiro (2003), Vercese (2008), Peyneau (2022) e Castro (2021), que discutem o papel do LD na prática docente e sua efetividade mediante práticas pedagógicas críticas, contextualizadas e participativas. A metodologia adotada foi qualitativa, composta por pesquisa bibliográfica e de campo, além da observação sistemática e do registro das aulas. Os resultados indicam que o LD ainda ocupa um lugar central no planejamento e na execução das aulas, sendo fundamental para a organização do conteúdo. Contudo, sua eficácia depende da mediação crítica e reflexiva do professor, bem como da articulação com outras estratégias didáticas que favoreçam o protagonismo discente. Observou-se que práticas inovadoras, integradas ao LD, enriquecem o processo de ensino-aprendizagem, promovendo maior engajamento dos estudantes. Assim sendo, conclui-se que o livro didático, quando utilizado de forma contextualizada e estratégica, potencializa a prática pedagógica, servindo como um recurso valioso para a mediação do conhecimento. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Letícia Luana Dionísio da Silva Paiva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Livro didático pt_BR
dc.subject ensino em geografia pt_BR
dc.subject prática docente pt_BR
dc.subject estágio supervisionado pt_BR
dc.title Livro didático e o ensino de geografia: reflexões a partir do estágio na Escola Estadual Djalma Marinho – Nova Cruz/RN pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta