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O aumento de ataques cibernéticos, fraudes digitais, roubo de dados e exposição de informações
sensíveis evidencia a necessidade de que profissionais da área de tecnologia da informação
estejam preparados para lidar com esses riscos. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo investigar o nível de conhecimento dos alunos do curso de Ciência da Computação do
Campus VII da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizado em Patos, sobre temas
fundamentais relacionados à segurança da informação, como credenciais de acesso, práticas
seguras na internet, engenharia social, malwares e medidas preventivas. A proposta se justifica
pela importância de avaliar a formação desses futuros profissionais que estarão diretamente
envolvidos no processo. Avaliar o conhecimento atual desses discentes permite identificar lacunas que podem comprometer a segurança das soluções que desenvolverão no futuro, além de
subsidiar melhorias curriculares. A metodologia adotada para o desenvolvimento da pesquisa
foi de caráter exploratório, com abordagem quali-quantitativa. A coleta de dados foi realizada
por meio da aplicação de um questionário elaborado com perguntas objetivas e disponibilizado
via Google Forms, permitindo maior alcance e participação dos alunos. Os dados coletados
permitem identificar comportamentos e conhecimentos relacionados à segurança da informação.
Os resultados demonstraram que, de modo geral, os alunos possuem conhecimento sobre os
temas abordados. No entanto, observou-se uma deficiência no reconhecimento da engenharia
social e também lacunas no conhecimento técnico relacionado ao funcionamento, identificação
e remoção de malwares, bem como na utilização de ferramentas como firewalls. Conclui-se
que, embora os estudantes demonstrem um bom nível de consciência em diversos aspectos da
segurança da informação, ainda existem pontos que precisam ser reforçados, principalmente no
que diz respeito à identificação de ameaças menos técnicas e mais comportamentais, como a
engenharia social. |
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