Resumo:
Este trabalho relata a experiência de Estágio Supervisionado Obrigatório realizado na Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (ESPEP-PB), com foco nos entraves e nas oportunidades de desenvolvimento na gestão de arquivos. O objetivo deste estudo é analisar os desafios enfrentados na gestão dos arquivos da instituição e propor estratégias de aprimoramento, visando à eficiência administrativa e à preservação da memória institucional. A metodologia adotada é de natureza qualitativa, descritiva e exploratória, e baseia-se na análise documental, na observação direta dos processos e na revisão de literatura sobre gestão de arquivos. Entre os principais desafios identificados estão a ausência de políticas documentais, a necessidade de capacitação dos servidores e as limitações tecnológicas. O estudo propõe como soluções a implementação de uma política de gestão documental, a capacitação contínua dos servidores e a adoção de tecnologias arquivísticas. Espera-se que essas ações promovam maior eficiência, transparência e acessibilidade aos arquivos da ESPEP-PB, fortalecendo sua função de preservação e consulta documental.
Descrição:
SEABRA, D. F. Gestão de arquivos no estágio supervisionado: barreiras na Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba - ESPEP-PB. 2025. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2025.