UEPB - Repositório Digital

Uma sequência didática sobre o uso sustentável do óleo de cozinha para estudantes do ensino fundamental em João Pessoa, PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Rebeca Laís Quirino Constâncio da
dc.date.accessioned 2025-07-07T13:43:57Z
dc.date.available 2025-07-07T13:43:57Z
dc.date.issued 2024-06-26
dc.identifier.other CDD 372.357
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34213
dc.description SILVA, R. L. Q. C. da. Uma sequência didática sobre o uso sustentável do óleo de cozinha para estudantes do ensino fundamental em João Pessoa, PB. 2024. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2024. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho descreve uma sequência didática sobre poluição ambiental com abordagem no uso sustentável do óleo de cozinha, voltada para estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental na cidade de João Pessoa, PB. A sequência didática teve como objetivo principal tratar da questão do uso excessivo de materiais de limpeza poluentes e a possibilidade de reaproveitamento do óleo de cozinha para produção de sabão como exemplo de prática sustentável. A pesquisa foi realizada com 33 estudantes do 7º e 8º anos que responderam aos questionários de pré e pós-teste e participaram das atividades didáticas. Observou-se diferença significativa, após a aplicação da sequência didática, em quatro das 14 variáveis mensuradas, e nos escores, resultado do somatório da pontuação das respostas. O aprendizado nas duas turmas foi equivalente; não sendo observadas diferenças significativas nos escores (p = 0,765). Os estudantes mostraram uma melhora na compreensão sobre o que é poluição, sobre a composição do sabão e como essa substância polui o ambiente após o desenvolvimento de uma sequência didática de quatro aulas; entretanto, a totalidade dos participantes não compreende que o financiamento dos materiais de limpeza utilizados na escola é realizado pelo cidadão, pagante de impostos. Este trabalho evidencia a relevância da análise das concepções prévias dos estudantes, uso de práticas experimentais e contextualização no ensino de Ciências. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Silvana Cristina dos Santos pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Poluição pt_BR
dc.subject Meio ambiente pt_BR
dc.subject Óleo de cozinha pt_BR
dc.subject Sabão artesanal pt_BR
dc.title Uma sequência didática sobre o uso sustentável do óleo de cozinha para estudantes do ensino fundamental em João Pessoa, PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta